São Paulo – O arquiteto brasileiro Vincenzo Visciglia vai expandir seus negócios além da decoração de interiores e criação de moda em 2015 em Dubai, nos países árabes e no Brasil. Ainda no primeiro semestre, uma loja da sua marca Aavva será inaugurada no novo Distrito de Design de Dubai, que será endereço de diversas marcas de luxo. No Brasil, o arquiteto irá abrir lojas da rede de cafeterias Paparotti, como adiantou à ANBA em setembro, e trazer peças da Aavva. Ao mesmo tempo, o trabalho de decoração de ambientes continua.
“O showroom da Aavva terá 300 metros quadrados. Lá iremos apresentar o high fashion (roupas de alta costura), o ready to wear (prêt-a-porter) e nossa seção de home decor (objetos para a casa)”, diz Visciglia. Alguns objetos de decoração, como os lustres, serão feitos em parceria com brasileiros. Já entre as roupas, a Aavva produz peças sob medida com foco nos costumes das mulheres árabes. Foi criada por Visciglia e por seu sócio, Ahmad Ammar.
Atualmente, oito lojas em Dubai vendem os artigos criados pela Aavva. Além da nova unidade, que deverá ser aberta em abril junto com o distrito de moda, a Aavva terá artigos que irão utilizar cristais, como resultado de uma parceria com uma fabricante do produto. “A partir de agora, todas as nossas coleções terão algumas peças com cristais”, afirma o arquiteto. Os primeiros trajes deverão ser apresentados em abril de 2015, na coleção de verão.
Além de fortalecer a marca em Dubai, Visciglia irá levá-la para outros países: Kuwait, Líbano, Catar e Bahrein são alguns dos futuros destinos das peças. O Irã, que não é árabe, já recebe roupas da grife. As clientes brasileiras também poderão comprar peças da marca. Ainda em janeiro lojas em São Paulo e no Rio de Janeiro irão vender os produtos da Aavva. “Iremos adaptar algumas coleções e peças para as brasileiras”, diz o arquiteto.
Mais projetos no Brasil
Visciglia nasceu em Tatuí, no interior de São Paulo, estudou nos Estados Unidos e há quatro anos foi morar nos Emirados Árabes Unidos. A convite de um engenheiro local, ele começou a decorar interiores de mansões em Dubai. Alguns de seus clientes vivem em outros países do Oriente Médio e do Norte da África. Um deles é a rede de cafeterias malaia Papparotti, fundada em 2003 pela empresária Rasha Al Danhani. Visciglia desenvolveu a identidade visual da marca e o interior das lojas. Agora, Visciglia e Danhani se preparam para trazer a marca ao Brasil.
Em novembro deste ano, o arquiteto esteve no Brasil para escolher os endereços e começar as pesquisas de formação de preços dos produtos. A primeira loja será aberta no Rio de Janeiro no fim do primeiro semestre. A segunda unidade será em São Paulo. Visciglia já estuda a expansão para o interior do País e para a capital federal, Brasília. “Em um segundo momento vamos abrir negociações de franquia. Pretendemos abrir entre oito e 12 lojas por ano”, disse.
Ainda no primeiro semestre, o arquiteto deverá desembarcar no Brasil para fazer uma palestra. O tema será a indústria e o consumo de luxo em Dubai. Os projetos de decoração nos países árabes não acabam. “Estou terminando um projeto na Arábia Saudita e já tenho dois outros clientes. Um é uma cafeteria, esta da Turquia, para a qual vou desenvolver a marca, identidade visual. O outro é a readequação de uma rede norte-americana de restaurantes”, disse.


