São Paulo – A Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (Asbea) escolheu o Oriente Médio como um dos principais mercados a serem explorados na segunda fase do projeto que mantém em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), a ser renovado em breve.
Na região, a busca por negócios vai se concentrar no Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. O primeiro país será sede da Copa do Mundo de Futebol de 2022 e busca cada vez mais atrair eventos internacionais, o segundo é a maior economia do mundo árabe, e o terceiro é o principal pólo do ramo de construção da região.
De acordo com Carina de Carvalho, gerente do projeto, os mercados prioritários – que incluem ainda países como Peru, Colômbia, Panamá e Índia – foram selecionados pelos próprios associados. São 115 as empresas de arquitetura participantes do convênio.
“É um mercado exigente, que já tem muitos escritórios americanos, australianos e britânicos instalados. Mas existe mais espaço”, disse Carina, falando com base na experiência que a entidade teve com a participação, em 2009, na Big 5 Show, principal feira do ramo de construção da região, em Dubai.
Segundo ela, a Asbea pretende participar de eventos de negócios nos três países árabes durante o biênio 2011/2012. Antes, no entanto, e entidade e a Apex vão procurar capacitar as empresas para que passem em atuar em consórcios. A ideia é oferecer projetos completos, desde a arquitetura externa de um prédio, passando pela engenharia, o desenho interno e até o paisagismo.
“Os grandes escritórios do mundo trabalham assim hoje”, afirmou Carina. “E os mercados mais exigentes demandam soluções completas”, acrescentou.
O projeto de promoção comercial teve início em maio de 2009. Desde então, de acordo com Carina, 10 empresas do programa ganharam prêmios internacionais e pelo menos cinco fecharam contratos no exterior.

