Brasília – A arrecadação de impostos e contribuições federais em janeiro de 2014 registrou número recorde mensal: R$ 123,667 bilhões, contra R$ 122,548 bilhões de janeiro do ano passado, segundo informou a Receita Federal nesta terça-feira (25).
“Nós tivemos, por exemplo, um incremento na contribuição previdenciária [em janeiro]. A questão da desoneração da folha impactando positivamente, gerando mais empregos formais e, portanto, um aumento no recolhimento da contribuição. Tivemos ainda o aumento do recolhimento no Imposto de Renda das empresas que trabalham com o aumento do lucro presumido”, disse o secretário adjunto da Receita, Luiz Fernando Teixeira Nunes.
A Receita estima um crescimento real na arrecadação de 3% em 2014, com um aumento gradual a cada mês, segundo Nunes. “No que se refere à arrecadação e à Receita Federal, existe uma sinalização de melhoria no ambiente de negócio. Se há um aumento da arrecadação, é porque está ocorrendo um aumento da lucratividade das empresas”, disse.

