São Paulo – O estilo barroco e seu desenvolvimento ganham espaço em Beirute a partir do dia 17 deste mês com a palestra Arte Sacra Barroca no Brasil e Portugal, promovida pelo Centro Cultural Brasil Líbano. No mesmo dia, o local realiza a abertura de uma exposição de fotos da cidade mineira de Ouro Preto.
A palestra será apresentada por Mia Vieira-Azar, presidente da Associação dos Amigos de Portugal-Líbano. Ela explica que o surgimento do barroco se deu como uma reação da Igreja Católica à Reforma Protestante que ocorria na Europa no século 16.
“O barroco foi um movimento da Igreja Católica que sentiu que perdia espaço e poder. Ele foi um movimento para fazer voltar os fiéis à Igreja e fazer a contrarreforma”, diz. A estratégia de usar a arte para ajudar a manter seus fiéis deu certo em países como Itália, Espanha e Portugal, que se mantiveram católicos, enquanto nações como a Inglaterra, por exemplo, cederam espaço ao protestantismo.
Das igrejas portuguesas, o barroco seguiu para o Brasil junto com as missões jesuítas, conta Azar. Por aqui, o estado de Minas Gerais foi onde o novo estilo de arte sacra mais se desenvolveu. “Minas Gerais desenvolveu uma arte barroca genuína, em particular no século 18. Foi uma produção elevada e característica, com Aleijadinho e o pintor Manuel da Costa Ataíde”, aponta.
A cidade de Ouro Preto, onde nasceu o escultor Aleijadinho, principal expoente do barroco brasileiro, guarda até hoje muitas de suas obras. Na exposição no centro libanês, o público poderá conferir cerca de 20 imagens do município cedidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A mostra fica aberta até o dia 05 de abril.
Serviço
Palestra Arte Sacra Barroca no Brasil e Portugal
Dia 17 de março, das 18h às 20h.
Local: Centro Cultural Brasil Líbano
Mar Mitr street, Trad Building, Achrafieh, Beirute
Tel.: 00 xx 961 1 322 905
Facebook: www.facebook.com/Brasiliban
A palestra e a exposição de fotos têm entrada gratuita