Geovana Pagel
São Paulo – A rede de lojas Artefacto, com sede e fábrica em São Paulo, vai inaugurar a sua primeira franquia no Norte da África em março de 2005. A cidade escolhida é Casablanca, o principal porto do Marrocos. Mas os planos da empresa brasileira em relação ao mercado árabe são ainda mais ambiciosos. A grife está buscando parceiros comerciais para montar uma grande loja, de cinco mil metros quadrados, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
“Eu estive em Dubai recentemente e fiquei muito entusiasmado. A cidade tem um mercado local muito interessante e está construindo hotéis e resorts, todos mega investimentos. Por isso queremos fazer uma megaloja”, disse Albino Bacchi, proprietário da Artefacto. O investimento necessário, calcula Bacchi, será de cerca de US$ 5 milhões.
“Assim que fechada a parceira temos condições de montar tudo em seis meses”, garantiu. “Eu acho que em Abu Dhabi(capital dos Emirados) também caberia uma outra loja”, completou. Além dos Emirados, o empresário acredita que também existem boas oportunidades no Kuwait, Líbano, Arábia Saudita e Egito.
“O potencial do mercado árabe neste momento é imensurável porque é um mercado muito grande e com tendência ao crescimento. No momento só nos faltam os parceiros”, garantiu.
De acordo com Bacchi, os produtos da Artefacto tem como característica a contemporaneidade, mas dentro desta linha há possibilidade de infinidades de combinações. “É possível adaptar cores e modelos tranqüilamente”, ressaltou.
Internacionalização
O processo de internacionalização da marca Artefacto começou há cerca de três anos. De lá para cá, foram inauguradas cinco lojas no exterior: Miami (EUA), Cidade do México, Santo Domingo (República Dominicana), Palm Beach (Flórida) e Cidade do Porto (Portugal). No ano que vem a Artefacto entrará em Casablanca (Marrocos), Fort Lauderdale (EUA), Washington (EUA) e quem sabe em Dubai e Abu Dhabi (EAU). O investimento em cada uma delas, feito pelo parceiro, é de cerca de US$ 1,5 milhão.
O empresário contou que o processo de internacionalização inclui ainda um outro projeto que prevê a instalação de nove lojas, de Washington a Boston, mais 20 representantes locais. “Nossa meta é faturar US$ 100 milhões por ano em um prazo de cinco anos”, explicou.
Lojas
Referência nacional no segmento de móveis de alto padrão, atualmente a Artefacto mantém 14 lojas em algumas capitais do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Maceió, Recife, Goiânia, Manaus e Curitiba).
O grupo fatura cerca de US$ 1,5 milhão por mês somente com as lojas no exterior. O faturamento do mercado interno não é divulgado pela empresa.
Tudo começou em 1976, com a abertura de uma loja na rua Teodoro Sampaio, na capital paulista. Hoje a fábrica de 40 mil metros quadrados, localizada em Iperó, no interior de São Paulo, gera cerca de mil empregos diretos e produz mensalmente cerca de 12 mil peças, porém tem capacidade para triplicar a produção imediatamente. “É só vender que a gente produz”, afirmou Bacchi.
Contato
www.artefacto.com.br

