São Paulo – Empresas de 21 países, entre elas do mundo árabe, estão expondo na feira Brasil Mostra Brasil, que foi aberta na última sexta-feira pela noite e segue até o próximo dia 17 no Centro de Convenções de Natal, no Rio Grande do Norte. Produtos dos Emirados Árabes, Tunísia, Líbano e Palestina estarão entre os apresentados na mostra multissetorial.
De acordo com o idealizador da feira, Wilson Martinez, a participação estrangeira começou a ocorrer no ano passado e de países árabes estão expostos principalmente artesanato. “Produtos de decoração, almofadas, túnicas, trabalhos talhados em madeira”, afirma. A feira mostra desde móveis e eletrodomésticos até vestuário, acessórios e motocicletas.
Ela é voltada, segundo Martinez, para o varejo e o atacado. Até o final da mostra devem circular pela feira 100 mil pessoas, segundo números divulgados pela organização. Haverá 400 estandes em um espaço de 10 mil metros quadrados. Deste total, 500 metros quadrados são reservados para estrangeiros. Além dos árabes, estão expostos na mostra produtos de nações como Turquia, Índia, Peru, Indonésia, Zimbábue e Tailândia.
Os organizadores estimam que estejam expostos 12 mil produtos, uma ampliação da oferta em 10% sobre a edição do ano passado. Martinez afirma que na feira pode ser encontradas desde bijuterias de R$ 0,50 até móveis sofisticados de R$ 20 mil. Paralelamente à mostra também ocorrem eventos culturais, como apresentação do trabalho de artistas locais.
A feira Brasil Mostra Brasil é realizada, além de em Natal, também em outras duas capitais nordestinas: em João Pessoa, na Paraíba, e em Aracaju, no Sergipe. A de João Pessoa ocorreu no mês de julho deste ano. As feiras são organizadas pela empresa Rocha & Martinez, voltada para promoção de eventos multissetoriais.