Agência Sebrae
São Paulo – O artesanato brasileiro ganha lugar de destaque no país da Copa do Mundo entre os dias 17 e 21 de maio. A Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Instituto Centro Cape e a Central Mãos de Minas levam para o MAK Frankfurt Museum, na Alemanha, o Projeto Vendedor Artesanato.
O trabalho de 25 artesãos de todo o país será exposto em espaço de destaque no museu e uma rodada de negócios reunirá os brasileiros e mais de 60 compradores de vários países do continente como Alemanha, França, Ucrânia e Espanha. A presidente do Centro Cape, Tânia Machado, conta que a seleção dos trabalhos apresentados foi criteriosa. "Não são peças baratas, buscamos produtos de maior valor agregado", diz.
A expectativa inicial é de que nas rodadas sejam gerados mais de 15 mil euros, em média, por empresa em vendas imediatas e outros 40 mil euros em vendas futuras. No total, os negócios gerados devem somar 1 milhão de euros durante um ano, aumentando o montante das exportações nacionais relativas ao mercado artesanal.
No Brasil, existem aproximadamente 8,5 milhões de artesãos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1998. O volume de exportações cresce a cada ano.

