Agência Sebrae
Rio de Janeiro – O projeto Panorama Carioca – Central Carioca de Criação de Objetos, desenvolvido pela Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio de Janeiro (Ajorio) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Rio de Janeiro, vai abrir as portas de profissionais da área de design para os Jogos Pan-Americanos de 2007. A competição vai ocorrer no Rio de Janeiro entre 13 e 29 de julho de 2007.
O projeto, lançado hoje (30), quer despertar a criação de objetos de adorno, de decoração, utilitários, jóias, bijuterias, entre outros, que utilizem pedras, ouro, prata e materiais alternativos que lembrem a identidade carioca para serem vendidos aos turistas durante os jogos. Serão feitos seminários e oficinas, que incluem várias atividades como pesquisa, estímulo à criação, desenvolvimento de idéias e produtos.
Os produtos desenvolvidos passarão por uma seleção e serão apresentados para em janeiro de 2006, num espaço do Fashion Business, bolsa de negócios paralela ao Fashion Rio, uma das maiores vitrines de moda no país. As inscrições serão abertas para profissionais de todo o país que lidam com a criação de objetos, como designers, artesãos, ourives, escultores e artistas plásticos.
O Panorama, que ficará sob a coordenação da designer Regina Machado, é dividido em três fases. No final de setembro serão realizadas palestras de sensibilização sobre a história da cidade e, para reconhecer a diversidade que ela oferece, serão feitas caminhadas com guia turístico por vários pontos do Rio.
Em outubro, os artistas participam de oficinas para desenvolver os objetos e, em novembro, recebem um curso de gestão empresarial, em que os artistas aprenderão a vender e avaliar o que produzem.

