Isaura Daniel
São Paulo – Peças de decoração fabricadas por um grupo de artesãs do Espírito Santo estão enfeitando residências no Oriente Médio. A microempresa Jobi Artezanato, de Vitória, exporta a cada dois meses um contêiner com cerca de mil peças de cerâmica revestidas de mosaico para os Estados Unidos. De lá, um representante faz os objetos chegarem até países da Europa, América do Sul e Oriente Médio.
A empresa não tem dados precisos de quanto é vendido aos países árabes, mas uma das sócias e fundadoras da Jobi, a francesa Jocelyne Scoffone, afirma que os envios para a região, que são esporádicos, começaram há cerca de sete anos. "Já vendemos para o Líbano, Kuwait e Iraque", diz. A Jobi fabrica desde mesas até vasos, abajures e bibelôs em forma de animais. As peças são feitas em cerâmica ou madeira e recebem revestimento de vários tipos de mosaico, como de cristal com brilho e de cerâmica.
A Jobi foi fundada há 25 anos quando Jocelyne, graduada em Estética por uma escola de Paris, foi morar no Espírito Santo para se dedicar à pintura. Ao conhecer Edla Murad, sua atual sócia, as duas resolveram começar a trabalhar com o artesanato. A intenção inicial foi levar renda a mulheres capixabas que não tinham trabalho, ou haviam sido abandonadas por seus maridos com filhos para criar.
"As nossas artesãs são todas mulheres", explica Jocelyne. Das 17 pessoas que trabalham na Jobi, nove são mulheres. "São mulheres que não tinham nada, que criam os filhos sozinhas", conta. As peças são feitas de forma artesanal.
Do Marrocos
Filha de pais franceses, Jocelyne nasceu em Casablanca e morou até os 17 anos no Marrocos. O pai dela trabalhava para uma estatal francesa que construía adutoras que prestava serviço no país. Quando o pai se mudou para o Rio de Janeiro, para prestar o mesmo tipo de serviço, Jocelyne veio junto. Na empresa é Jocelyne, ao lado da sócia, entendida em antiguidades, que cuida da criação dos objetos.
A empreendedora não classifica a arte da Jobi como de influência marroquina, mas lembra que no país árabe o mosaico também é muito usado. "É um mosaico mais rústico usado nas paredes, nos tetos", afirma.
Arte com marca
Além da exportação regular de cerca de mil peças bimensais, as artesãs também recebem outros pedidos esporádicos. Há cerca de três anos a Jobi passou a vender para o mercado interno, a partir da participação em feiras de decoração, e imprimiu a sua marca nos objetos comercializados. Até então, as peças eram exportadas sem o nome da empresa. A mudança ocorreu a partir de um trabalho feito de forma conjunta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco do Brasil (BB).
A Jobi também recebeu, em janeiro, o prêmio International Star Award for Quality, da Business Initiative Directions Awards, instituição de Madri, na Espanha, que apóia pequenos empreendimentos. As artesãs do Espírito Santo foram premiadas na categoria máxima, o ouro, e receberam a congratulação no dia 24 de janeiro, na Convenção Internacional da Qualidade, na França. O prêmio leva em conta qualidade dos produtos, inovação e liderança dos empresários envolvidos no empreendimento. O trabalho delas foi descoberto pela organização por meio do Sebrae.
Contato
Jobi Artezanato
Tel: +55 (27) 3225-1741

