São Paulo – O diretor de teatro e ator sudanês Ali Mahdi Nouri foi premiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por seu trabalho artístico e social no país do Norte da África. O sudanês recebeu o Prêmio Unesco-Sharjah para a Cultura Árabe 2011, juntamente com o poeta e romancista francês, Cherif Khaznadar.
Nouri é fundador do Teatro Al-Bugaa, que percorre zonas de conflito, no Sudão, e apresenta peças interpretadas por órfãos de guerra. O artista faz suas peças inspirado na cultura do país africano e usa muito do folclore local, além da técnica de narração.
"O trabalho utiliza a língua e a cultura árabes, especialmente nas canções e histórias, como força para que os jovens atores possam reconstruir as suas vidas”, explicou o júri internacional que escolheu os vencedores. Cada um vai receber US$ 30 mil.
O prêmio é financiado pelo emirado de Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, e foi proposto pelo xeque Bin Mohammed Al-Qassimi. Ele foi aprovado pelo conselho executivo da Unesco, em 1998.
O prêmio reconhece pessoas, grupos ou instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento, a difusão e a promoção da cultura árabe no mundo, além da preservação e revitalização do patrimônio árabe intangível. A entrega da premiação desta edição estava marcada para esta sexta-feira (15).

