São Paulo – Representantes da arte brasileira tiveram obras de arte expostas e vendidas pela primeira vez na feira Abu Dhabi Art (na imagem acima), mostra de arte que teve a edição deste ano encerrada no domingo (26) na capital dos Emirados Árabes Unidos. Entre os artistas do Brasil que tiveram trabalhos expostos estão Denise Milan, Elizabeth Dorazio, Lygia Clark (1920-1988), Franz Weissman (1911-2005), Matheus Marques Abu e Selva de Carvalho.
Da edição deste ano, participaram 92 galerias de 31 países. Pela primeira vez foram convidados artistas da América Latina. De acordo com a galerista Karla Osorio, que representa Selva de Carvalho e Matheus Marques Abu, as peças que sua galeria apresentou tiveram uma “ótima recepção”.
“Claro que leva um tempo para absorção do tipo de arte que a gente trouxe, mas, mesmo assim, foi realmente maravilhosa a interação com o público emirati e com muitos estrangeiros que frequentam aqui, sobretudo russos, italianos, franceses, indianos, enfim, é um melting pot (“caldeirão”) do mundo que vemos aqui em Abu Dhabi”, disse Karla à ANBA.
A participação da galeria na mostra rendeu frutos: obras de Selva e de Matheus foram vendidas. Matheus fará residência nos Emirados Árabes em junho do ano que vem para, depois, expor seus trabalhos no país. No sentido contrário, um artista dos Emirados fará residência na sede da galeria, em Brasília, por um período entre 30 e 60 dias, após o qual será realizada uma exposição. Essa residência também deverá ser realizada em junho. “Nossos artistas estão em contato com instituições e deve ser realizada alguma atividade com eles aqui nos Emirados nos próximos dois anos”, adiantou Karla sobre outros projetos.
De acordo com a própria galeria Karla Osorio, os trabalhos de Matheus e de Selva se caracterizam pela conexão com a natureza e a evolução do universo. A obra de Matheus aborda a memória de temas relacionados à diáspora, principalmente o trânsito entre Brasil e África desde os tempos coloniais. Selva, por sua vez, explora os elementos da natureza, como plantas e animais marinhos, para interagir com corpos em movimento. Ainda segundo a galeria, os dois artistas exploram temas relevantes na cultura árabe, como a caligrafia.
Mais negócios e oportunidades
A DAN Galeria levou para a mostra criações de Lygia Clark, do venezuelano Jesus-Rafael Soto (1923-2005), Denise Milan, Franz Weissmann e Elizabeth Dorazio, alguns dos expoentes da criação contemporânea latino-americana. De acordo com Flávio Cohn, diretor de Arte Contemporânea da DAN Galeria, a seleção dos artistas apresentados na mostra foi feita em parceria entre a própria galeria e a organização da Abu Dhabi Art, que convidou a instituição.
“Trouxemos Lygia Clark, Franz Weissman, dois artistas históricos brasileiros do movimento concretista e [do] neoconcretista, e duas artistas contemporâneas brasileiras, a Denise Milan e Elizabeth Dorazio, e um artista internacional que representamos no Brasil, que é o Jesus-Rafael Soto. Todos os artistas tiveram uma ótima resposta, é até difícil destacar um em especial, todos tiveram as obras apreciadas”, afirmou Flávio.
Elizabeth Dorazio, disse Flávio, vive em Dubai, estudou na New York University de Abu Dhabi e até já expôs na unidade do museu Louvre da capital dos Emirados, o Louvre Abu Dhabi. Tanto obras dela como de Denise Milan foram vendidas na feira. “Foram as duas artistas que conseguimos colocar e abrimos também comunicação e frente para obras de outros artistas que, talvez, leve mais tempo, não seja um processo tão imediato. Mas que começou com uma boa comunicação e tem chance ainda de se concretizar [vendas]”, afirmou Flávio.