Alexandre Rocha
São Paulo – É ampla a pauta de exportações do Brasil para os países árabes, vai do tradicional açúcar, até jogadores de futebol, passando por automóveis e outros produtos. O que pouca gente sabe é que o país já exporta também o talento de roteiristas e desenhistas de histórias em quadrinhos. Os artistas que integram o estúdio PopArt, de Porto Alegre, produzem material publicado pela editora AK Comics, do Egito.
Hoje, os brasileiros respondem por boa parte da produção da editora, que tem como personagens principais quatro super-heróis do Oriente Médio. "Nós respondemos por cerca de 80% da produção anual deles", disse Rafael Albuquerque, desenhista e um dos sócios do PopArt, ao lado do roteirista Felipe Ferreira e a colorista Cris Peter.
O objetivo da AK Comics, de acordo com texto publicado no site da empresa, é "preencher a lacuna cultural e social que foi criada com o passar dos anos entre o Ocidente e o Oriente", fornecendo modelos nos quais os jovens da região possam se espelhar. Ou seja, super-heróis árabes. A iniciativa é inédita na região.
A editora diz que procura apresentar uma visão otimista do amanhã. As histórias de três dos personagens se passam num futuro próximo em cidades imaginárias da região. Assim como Batman e o Super-Homem caçam bandidos em Gotham City e Metropolis; Jalila, uma cientista que adquiriu super poderes após um acidente nuclear, usa suas habilidades para proteger a "Cidade de Todas as Fés", numa referência a Jerusalém; e Zein, o Último Faraó, que tem como alter ego um professor de filosofia, atua a partir de Origin City, inspirada no Cairo.
Já Aya, uma estudante de direito, combate o crime e busca justiça para a mãe, injustamente acusada de matar o pai. O quarto personagem é Rakan, espécie de bárbaro medieval que sobreviveu à invasão da Mesopotâmia pelos mongóis e que trava uma jornada em busca da filha de seu mestre.
Oportunidade
Albuquerque, de 24 anos, conta que foi contatado há cerca de dois anos pelo fundador da AK Comics, Ayman Kandeel, que se interessou pelo trabalho exposto no site pessoal do artista. "Foi a minha primeira oportunidade profissional no exterior", disse o desenhista, que trabalha com quadrinhos há cinco anos.
O estúdio PopArt propriamente dito foi fundado no início deste ano, mas desde o início os brasileiros trabalham nas publicações. Cada um dos quatro heróis tem sua própria revista mensal, publicada em inglês e em árabe e distribuídas no mundo árabe, na Europa e em breve regularmente nos Estados Unidos.
De acordo com Albuquerque, o estúdio tem capacidade para fazer o processo inteiro de produção de um gibi, desde o argumento até a arte final e a colocação das cores por computador. No entanto, eles utilizam também o trabalho de terceiros. Atualmente colaboram com a empresa artistas do Ceará e de São Paulo. A produção de um gibi dura em média 30 dias.
Hoje a equipe do PopArt é responsável pelos títulos Aya e Jalila, mas já trabalhou com todos os personagens. Embora os heróis tenham sido criados pela editora egípcia, os brasileiros contribuíram para aumentar as fileiras dos personagens coadjuvantes. O ChessMaster, ou Mestre do Xadrez em português, que hoje é o arquiinimigo de Rakan, foi criado pelos artistas gaúchos.
Para o desenho dos personagens, poucas exigências foram feitas pela editora, apenas um pedido para cobrir a barriga de Jalila e formas um pouco menos voluptuosas para as personagens mulheres, mas nada que comprometa sua sensualidade.
Além dos locais de atuação, os autores se preocuparam também em colocar elementos culturais locais nas histórias, facilitando assim a identificação com os jovens do mundo árabe. Albuquerque garante, porém, que os personagens têm apelo "universal". Desde janeiro, os gaúchos têm trabalhado também com os roteiros.
Os garotos do PopArt seguem os passos de outros artistas brasileiros, que começaram a fazer sucesso no exterior a partir da década de 90. Das mãos de gente como os pernambucanos Octavio Cariello e Mike Deodato e o paulista Luke Ross, já ganharam vida personagens famosos como Wolverine, Homem-Aranha, Hulk e os X-Men.
Contato
PopArt
Tel: +55 (51) 3338-3758
E-mail: popartstudio@gmail.com
Site: www.popartcomics.com

