São Paulo – O Egito é um clássico. Os Emirados Árabes têm em Dubai um destino em ascensão nos últimos três anos e a Jordânia ferve ao oferecer atrações como Petra. A novidade é que, muito em breve, outros países árabes vão passar a dividir as atenções dos turistas com roteiros já consagrados. E começar a ganhar espaço nos anúncios das agências de viagem. Entre os locais que devem cair nas graças dos viajantes brasileiros estão Abu Dhabi, nos Emirados, e nações como Omã e Catar, entre outras.
Prova disso é que a CVC, a maior operadora de turismo do Brasil, acabou de lançar um pacote para levar os torcedores do Internacional de Porto Alegre para os jogos das finais do Mundial Interclubes Fifa 2010, em Abu Dhabi, em dezembro. Para tanto, a empresa reservou assentos em companhias como Emirates Airlines, South African, KLM e Lufthansa. Os pacotes, que podem ter 8, 10 ou 13 noites, custam a partir de US$ 4.138 por pessoa. “Temos 245 lugares garantidos em voos para esses pacotes”, explica o gerente de produto da CVC para Ásia, Oriente Médio e Oceania, Rodrigo Tobias. “Mas esperamos levar 350 passageiros ao todo”, diz.
De acordo com Tobias, Abu Dhabi deve avançar como destino turístico entre os viajantes brasileiros, principalmente a partir de ações como a inauguração do primeiro parque temático da Ferrari no mundo, o Ferrari World Abu Dhabi. Prevista para começar a funcionar em outubro, a atração, instalada numa área de 200 mil metros quadrados, promete encher os olhos dos apaixonados pela escuderia vermelha. Quer mais? Há outras duas estreias de peso: as construções de filiais dos museus Louvre e Guggenheim naquele emirado. "Abu Dhabi será um roteiro para visitar ficando hospedado e não mais um passeio de um dia para quem fica em Dubai", afirma Tobias.
Na lista das apostas do executivo, estão ainda Omã e Catar. "Omã é um destino promissor. Mascate, a capital, é charmosa, como se fosse uma Dubai das antigas", diz. "Já o Catar deve crescer também pela facilidade de voos oferecidos pela Qatar Airways", avalia.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em São Paulo (Abav SP), Edmar Bull, concorda com Tobias. E acrescenta mais um nome à relação de roteiros árabes que vão bombar nos próximos anos: o Bahrein. "As operadoras já estão se movimentando no sentido de oferecer opções de pacotes para esses locais", diz. "São países que atraem viajantes de turismo de negócios e de lazer", explica.
Além das novidades, países queridos dos brasileiros pelo fato de terem mandado para cá a maioria dos imigrantes árabes que aqui vivem, o Líbano e a Síria, vão ganhar pacotes de viagem com duração entre cinco e sete dias na Só Dubai, como é a chamada a divisão da Canadá Turismo para o Oriente Médio. Os roteiros serão lançados em outubro e devem incluir as capitais Beirute (Líbano) e Damasco (Síria). "Os países árabes atraem pela cultura e história, têm crescido entre os turistas brasileiros", diz Eduardo Camargo, diretor da Canadá Turismo. Também diretor da Canadá, Gabriel Camargo explica que os novos pacotes contemplarão ainda cidades como Trípoli, Byblos e Baalbeck, no Líbano, e Palmira, Crac des Chevaliers e Aleppo, na Síria.
Como um viajante entusiasmado pelo mundo árabe que é, Gabriel explica que, além de mergulhar em história e arte, conhecer a região ajuda a abrir os horizontes para uma série de conceitos. "No Catar, por exemplo, me chamou a atenção o Museu de Arte Islâmica e um centro de disseminação da religião islâmica que existe em Doha", conta. "Nossa imagem do islamismo é muito distorcida. Descobri que quase tudo que escutamos neste lado do mundo a respeito desta religião não é verdade", afirma ele, que classifica a sua ida ao Catar como uma "visita muito interessante" e "sempre recomendada".
Segundo o Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, todos os anos 50 milhões de turistas viajam para os países árabes. No ranking dos mais visitados estão a Arábia Saudita, por conta do turismo religioso, Egito, Tunísia, Emirados e Marrocos. Para estimular ainda mais as viagens para as arábias, a Câmara Árabe, por meio de seu Comitê de Turismo, quer apoiar as entidades profissionais que trabalham no setor, como operadoras, agências e jornalistas à procura de contatos e informações.
Entre os 22 países árabes, seis divulgam a participação do turismo em suas economias. São eles: Bahrein, Egito, Marrocos, Síria, Tunísia e Jordânia. Uma das apostas de roteiros que vão bombar daqui por diante, o Bahrein, por exemplo, tem 64% de seu Produto Interno Bruto (PIB) atrelado à atividade, com geração anual de divisas de US$ 19 bilhões. Uma cifra que só tende a aumentar quando as belezas locais passarem a ser mais e mais visitadas pelos brasileiros.
Serviço
CVC:
www.cvc.com.br/invasaocolorada
Só Dubai:
http://www.so-dubai.com.br/index.asp