São Paulo – As exportações brasileiras de frango cresceram em fevereiro. As vendas somaram US$ 526 milhões, um aumento de 6,3% sobre o mesmo mês do ano passado. Foram embarcadas 316,9 mil toneladas, um crescimento de 2,2% na mesma comparação, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
“A situação sanitária em países da Ásia, como é o caso da China, decorrente de focos de Peste Suína Africana, pressionou a demanda por diversas proteínas em grandes mercados daquela região. Graças a isto, a receita geral das exportações brasileiras apresentou melhor nível de elevação que o saldo em volumes”, comentou o presidente da ABPA, Francisco Turra, em nota da entidade.
Mostra disso é que a China figurou com principal destino da carne de frango brasileira em fevereiro, lugar tradicionalmente ocupado pela Arábia Saudita.
No acumulado do primeiro bimestre, porém, a Arábia Saudita permanece no primeiro lugar, com 74,7 mil toneladas importadas. Dos dez maiores mercados do frango brasileiro nos dois primeiros meses de 2019, metade é árabe.
Além da Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos aparecem na quarta colocação, o Iêmen na oitava, o Kuwait na nona e o Iraque na décima.
No total, o Brasil exportou 598,7 mil toneladas no primeiro bimestre, um recuo de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado. As exportações renderam US$ 979,1 milhões, uma queda de 3,6% na mesma comparação. Ou seja, o desempenho positivo de fevereiro não foi suficiente para reverter o fraco resultado de janeiro.