Alexandre Rocha
São Paulo – Diversificar é alma do negócio. Não é só de bois e vacas que vive a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). Desde 1997, a entidade comercializa roupas, calçados e acessórios com marca própria: a Grife ABCZ. “A associação queria atender a uma demanda dos criadores e em 1997 montamos um estande na ExpoZebu, ainda com poucos itens”, disse à ANBA Daniela Santos Miziara, gerente da marca.
A ABCZ tornou-se referência internacional na comercialização de bovinos de corte, leite e de elite. Na área de gado para cria, recria e engorda, já realizou perto de 618 leilões.
A ExpoZebu é o principal evento promovido pela entidade e ocorre todos os anos em Uberaba, Minas Gerais. No começo, segundo Daniela, os itens disponíveis eram camisas e camisetas, chaveiros, facas, cintos e bonés, tudo com a marca ABCZ e o logotipo da associação, a cara de um boizinho estilizada.
De lá para cá o mix de mercadorias aumentou. Agora a grife comercializa, além desses produtos, blusas, calças e calçados femininos, calças e calçados masculinos, sacolas de viagem e necessaires. Neste período, as vendas deixaram de ser eventuais. Além do estande na ExpoZebu, a marca mantém uma loja permanente no parque de exposições de Uberaba e já chegou até a ter uma unidade no shopping center da cidade, mas fechou.
A produção das mercadorias é terceirizada. “Só exigimos qualidade e bons preços. Não dá para vender coisa ruim”, disse Daniela. Os sapatos e botinas, por exemplo, são fabricados por “cinco ou seis” empresas de Franca, no interior de São Paulo, tradicional pólo calçadista.
Boa parte das vendas da grife, no entanto, continua a ocorrer durante a ExpoZebu. Na feira do ano passado, de acordo com Daniela, a Marca faturou R$ 140 mil em 12 dias de evento. “São os homens que compram mais, principalmente camisas e botinas”, afirmou Daniela.
Os negócios por enquanto estão centrados em Uberaba, a marca não tem representantes em outros lugares do país. No entanto, ampliar faz parte dos planos, mas isso ainda necessita de aprovação da diretoria da entidade. Segundo Daniela, existe a idéia de ultrapassar as fronteiras do município, por meio de franquias e representantes comerciais.
Contato
ABCZ
Tel.: (34) 3319-3900
www.abcz.com.br

