São Paulo – A brasileira Nicole Oliveira foi premiada pelo Global Child Prodigy Awards, nos Emirados Árabes Unidos, neste ano. Nicolinha, como é chamada pela família e em suas redes sociais, foi homenageada na categoria Astronomia Mundial. Natural de Alagoas, ela tem apenas nove anos e já é considerada uma das astrônomas mais jovens do mundo.
Com um currículo recheado, a menina é, ainda, uma das mais jovens astrônomas dentro do programa de afiliados da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. No projeto, chamado de ‘Caça Asteroides’, ela já identificou 35 asteroides até o momento, relatou a mãe da pequena cientista, Zilma Janacá.
Por essa e outras conquistas, o prêmio dos Emirados elencou a brasileira como uma das 100 crianças prodígio do ano na cerimônia que aconteceu em agosto. “Eu recebi um e-mail informando que tinha sido selecionada e acredito que seja pelas inúmeras reportagens que participei no mundo todo, pelo reconhecimento do meu trabalho na astronomia”, explicou ela à ANBA.
A viagem aos Emirados Árabes Unidos foi a primeira aventura internacional de Nicolinha. “Eu estava muito feliz e ansiosa para conhecer as outras crianças prodígios e eu realmente amei o local. Nunca tinha viajado para fora do País”, revelou.
A menina viajou ao país do Golfo acompanhada de sua mãe, e do pai Jean Carlo, e passou dois dias lá. “A experiência em Dubai foi maravilhosa, a cultura deles é bem diferente. Pude aproveitar e conheci pontos turísticos como o [Dubai]Frame e o Museu do Futuro, eu amei muito”, contou Nicolinha.
Pequena cientista
Se a alagoana ainda se enquadra como uma das mais jovens pessoas a estudar astronomia, seu início foi ainda mais cedo. “Eu comecei a me interessar por astronomia desde os meus dois anos de idade. Toda vez eu ficava na varanda de casa olhando o céu, as estrelas e a lua, tudo isso me encantou. E aos quatro anos, eu troquei todas as minhas festas de aniversário por um telescópio, mas eu só consegui aos sete anos”, contou ela à ANBA.
Enquanto aguardava o instrumento, aos seis anos, a alagoana entrou em seu primeiro curso focado na área pela qual é apaixonada. O certificado de Iniciação em Astronomia veio pelo Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas. “Eu descobri muita coisa por lá e a primeira vez que eu vi Saturno e Júpiter no telescópio eu fiquei encantada. Eu era a única criança no meio dos adultos”.
No programa da Nasa, que é uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) do Brasil e o International Astronomical Search Collaboration, a alagoana também participa de seminários e reuniões internacionais com nomes importantes da ciência. Também no ‘Caça Asteroides’, Nicolinha já recebeu uma medalha de honra por sua participação ativa e por ser uma das principais caçadoras de asteroides no programa.
Hoje, a menina também é a primeira sócia mirim da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e embaixadora de instituições como o Planetário Rubens de Azevedo.
A pequena astrônoma mantém, ainda, um canal no Youtube, onde compartilha informações sobre astronomia, além entrevistar e ser entrevistada por diferentes convidados. Divulgadora científica, a brasileira também trabalha para incentivar que outras crianças se interessem por diferentes estudos com ações como o Nicolinha&Kids, clube que fundou para levar informações e oportunidades em ciências e tecnologias para crianças.