São Paulo – O que antes era só mais um estacionamento de carros, em uma das principais ruas de Gramado, hoje é um jardim de flores com cenários pensados especialmente para ensaios fotográficos. Uma das inspirações do Hortênsias Garden, inaugurado na véspera do Natal de 2024, vem do Oriente Médio: o Dubai Miracle Garden, conhecido por suas imensas esculturas de flores e plantas, incluindo uma réplica de um Airbus A380 da Emirates, ocupa incríveis 72 mil metros quadrados.

A versão brasileira, de Gramado, é um local aberto à visitação, mas com um detalhe: ali, o turista não pode fazer fotos com o seu próprio celular. Isso porque o jardim é também um estúdio fotográfico a céu aberto, onde cada visitante é convidado a fazer um miniensaio gratuito, de sete minutos. Ao final, ele pode escolher uma das fotos do ensaio para receber de graça via WhatsApp. “E, também, oferecemos ao visitante o pacote com o ensaio completo”, explica Gabriel Costa, um dos sócios do empreendimento.
Como o jardim foi um investimento privado, o serviço de fotografia é o modelo de negócios do empreendedor e seu parceiro (além deles, o espaço contou com mais dois investidores). Foi seu sócio, aliás, quem conheceu o Dubai Miracle Garden de perto, em 2024, e trouxe a referência na bagagem.
“Nosso estúdio tem como base o encantamento de impacto, por isso, a decisão de colocar esculturas gigantes de 4, 5, 6 metros de altura. E, claro, a opção charmosa das hortênsias, um grande marco da cidade”. Segundo Costa, o jardim é o primeiro da Serra Gaúcha exclusivo para fotografia. E a escolha por Gramado não poderia ser diferente: além de ser um dos principais destinos do país, combina com o cenário mágico e lúdico proposto pelo jardim. “E por que não em Gramado? É uma cidade encantadora. Tenho certeza de que foi muito assertiva a nossa escolha”.

Quase um ano depois da abertura do Hortênsias Garden, mais de cem mil pessoas já passaram por ali. “Este primeiro ano foi de grande aprendizado para nós, tenho certeza de que entre todos os comentários, a grande maioria foi positiva e de grande valia”, diz Gabriel, um paulista de São José do Rio Preto que vive em Gramado desde 2022.
Gerente comercial, formado em Gestão Comercial e PNL (programação neurolinguística), especialista em captação, cultura organizacional e processos, Gabriel divide sua vida entre treinamentos, as empresas de fotografia, o casamento e como pai de “quatro lindas meninas”. Agora, ele e o sócio estão prestes a abrir um novo estúdio fotográfico, nos mesmos moldes do de Gramado, mas com outra temática.
Contato:
Hortênsias Garden
Rua Torta, 42 | Gramado (RS)
Aberto diariamente das 10h às 20h
@hortensiasgardengramado
*Reportagem de Débora Rubin, em colaboração com a ANBA


