São Paulo – A atriz palestina Hiam Abbass será homenageada durante evento de lançamento da Plataforma Beit21 na próxima semana, no Teatro da Aliança Francesa, no centro de São Paulo. O evento de três dias (17, 18 e 19) contará com apresentações de filmes, peça de teatro e bate-papos com a artista, que é também diretora e roteirista, e é reconhecida mundialmente, com extensa carreira no cinema, teatro e televisão. Já participou de produções hollywoodianas como Munique, de Steven Spielberg, Êxodo: Deuses e Reis, de Ridley Scott, Blade Runner 2049, de Denis Villeneuve, e séries como The OA, da Netflix, e Succession, da HBO. Recentemente, ela estrelou o filme “Insyriated” (“Insiriada”, em tradução livre), exibido na última Mostra Mundo Árabe de Cinema, na capital paulista. Esta é a primeira vez que Abbass vem ao Brasil.
A Beit21 é uma plataforma de mobilidade artística e cultural que abrange programas de residência artística e produção de conteúdo inédito sobre arte contemporânea entre artistas do Hemisfério Sul, promovendo um intercâmbio cultural entre América Latina, África e Oriente Médio.
“A plataforma surgiu da ideia de criar uma forma permanente de interação, colocando artistas em contato para criar projetos em conjunto e promovendo olhares cruzados, ou seja, diferentes formas de arte com artistas de diversos países, culturas, religiões”, explicou Geraldo Campos, um dos criadores da Beit21 ao lado de Arturo Hartmann e Ahmed Zoghbi. Os três são pesquisadores da arte e cultura palestinas.
Na segunda-feira (17), haverá um coquetel de abertura, às 18h30, seguido por uma masterclass com Abbass sobre sua trajetória artística e o cinema árabe. Depois, uma apresentação de música e poesia com o artista brasileiro de origem libanesa Sami Bordokan. O site da plataforma Beit21 deverá ser lançado nesta noite.
Terça-feira (18), às 19 horas, será realizada a primeira apresentação da peça teatral “A França Contra os Robôs”, adaptada do texto homônimo de George Bernanos, com legendas em português, e bate-papo e interação com o público ao final. Abbass concebeu o monólogo que tem atuação de Jean-Baptiste Sastre. Após o evento, a peça fará turnê pelo País. “O texto é de 1944 e faz uma crítica ao totalitarismo e a desumanização pelas máquinas, dialogando com a contemporaneidade”, contou Campos.
Na quarta-feira (19), também às 19 horas, será exibido o filme Inheritance (Herança, em tradução livre), longa dirigido por Hiam Abbass, seguido de conversa com Abbass e com as atrizes brasileiras Letícia Sabatella e Fernanda Azevedo.
Toda a programação ocorrerá no Teatro da Aliança Francesa da Vila Buarque, no centro de São Paulo. O evento é aberto ao público, terá tradução simultânea e é organizado pela Aliança Francesa, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira e com a Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras).
Festival
O evento marcará ainda o lançamento do “48-18 – 1º Festival de Arte Palestina Contemporânea no Brasil”, que ocorrerá em novembro reunindo artes plásticas, teatro, música, cinema, curadores e pesquisadores do tema Palestina. “Vamos trazer palestinos que moram na Palestina, em outros países e em campos de refugiados e promover esse encontro de um povo que elabora sua visão de sociedade a partir da proibição de entrar na sua própria terra, reunindo as pessoas que não conseguem voltar para seu local de origem e mostrando essa arte que vem do exílio, da diáspora” disse Campos. O pesquisador enfatizou ainda a simbologia dos 70 anos da “Nakba” (“a catástrofe”, em árabe), que é como os palestinos se referem a data da criação do estado de Israel, quando 800 mil palestinos foram expulsos de suas terras, em 1948.
Serviço
Lançamento de plataforma Beit21 e homenagem à atriz Hiam Abbas
17, 18 e 19 de setembro, às 19 horas
Teatro da Aliança Francesa – Rua General Jardim, 182
Vila Buarque – São Paulo
Ingressos gratuitos podem ser retirados uma hora antes
www.teatroaliancafrancesa.com.br