São Paulo – A Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, encerrou o seu processo de recuperação judicial, como parte do plano para receber aporte do Mubadala Capital, fundo de investimentos dos Emirados Árabes Unidos. O Mubadala investirá R$ 500 milhões na Atvos.
A recuperação judicial da Atvos foi iniciada em maio de 2019 e chegou ao fim após decisão da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital de São Paulo, que também homologou o aditamento ao plano de recuperação. Com isso, há uma nova estrutura de pagamentos da dívida para fornecedores e bancos.
Do total das dívidas financeiras, 54% já haviam sido resolvidas e o prazo para pagamento do restante foi alongado até dezembro de 2042. Com o aporte do Mubadala, a Atvos vai reduzir significativamente a sua alavancagem, que passará a ser de 1,4 vez a dívida líquida sobre o Ebitda, com perspectiva de queda.
“Para Mubadala Capital, o resultado da conclusão desse processo reforça ainda mais o compromisso que temos no impacto social nas comunidades onde atuamos. A manutenção dos 10 mil empregos da Atvos, sem dúvida, fortalece não só o agronegócio e a economia em diversas regiões, mas o desenvolvimento socioeconômico dos munícipios onde está presente”, disse Sergio Carneiro, diretor executivo do Mubadala Capital no Brasil, em nota divulgada.
“Esse é um momento emblemático que só foi possível alcançar graças à dedicação e cooperação dos nossos 10 mil colaboradores, à parceria de nossos clientes, fornecedores, parceiros de terras, bancos credores, comunidades e demais públicos de relacionamento. E, sobretudo, à confiança do Mubadala Capital por acreditar no propósito da companhia em produzir energia limpa que move o mundo e transforma vidas”, disse Bruno Serapião, CEO da Atvos.
Atvos e perspectivas
A Atvos é uma das maiores empresas de etanol do Brasil, com capacidade de produzir 2,9 bilhões de litros a partir de cana-de-açúcar por ano. A companhia também é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs). Até o final da safra atual de cana, a Atvos terá executado investimentos de R$ 1,6 bilhão em suas operações e aumentado aportes em inovação e em novas tecnologias. Isso aumentará a produção de etanol, que tem boas perspectivas neste momento em que o mundo busca energias mais verdes.