Agência CNI
Porto Alegre – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI/RS), medido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), registrou 59 pontos em julho, três a mais do que a última pesquisa realizada em abril deste ano. Esse resultado indica um maior ritmo de crescimento da indústria para os próximos meses.
O ICEI-RS varia de 0 a 100, baseado nas respostas dos empresários participantes da Sondagem Industrial, sendo que valores abaixo de 50 indicam pessimismo e, acima disso, apontam confiança. A pesquisa visa ser um indicador de antecedência e o principal objetivo se refere à previsão do nível de atividade da economia.
Na comparação com a última pesquisa, o resultado se deve, principalmente, à melhora nas expectativas dos industriais com relação aos próximos seis meses, com aumento de 59 para 62. As avaliações sobre as condições atuais, cujo indicador atingiu 54 pontos, quatro a mais do que a sondagem anterior, sugerem uma melhora na conjuntura econômica.
A pesquisa foi divulgada domingo passado pelo presidente da FIERGS, Paulo Tigre. "O aumento mostra confiança e sinaliza crescimento da atividade industrial nos próximos
meses", avaliou Tigre, lembrando que trata-se de uma retomada da atividade, já que as perdas dos últimos anos ainda estão longe da recuperação.

