Kuwait News Agency*
Cidade do Kuwait – O Conselho Mundial do Ouro, (WGC, na sigla em inglês), divulgou, em seu último relatório, que a demanda por ouro no Kuwait aumentou em 9,2% em volume, para 6,4 toneladas, e em 16% em valor, para US$ 105 milhões, no terceiro trimestre de 2005, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Moaz Barakat, o presidente executivo no Oriente Médio, Turquia e Paquistão, disse que o aumento da demanda por ouro no Kuwait é resultado das atividades promocionais organizadas pelo Conselho.
Entre essas promoções, a mais recente foi o "Festival de Compras de Ouro para o Ramadã 2005", o mês sagrado dos muçulmanos, organizado em cooperação com o Ministério de Comércio e Indústria do país. Mais de 200 joalherias no Kuwait participaram dos 20 dias do festival e ofereceram prêmios em ouro aos clientes.
Barakat lembrou que a demanda por ouro no país aumentou apesar do crescimento de 10% no preço mundial do ouro. Ele comentou que o aumento na renda nacional, como resultado do aumento no preço do petróleo, fez crescer as economias do Kuwait e do Golfo, o que, por sua vez levou a um crescimento na demanda por ouro e jóias como produtos de luxo ou investimentos.
Barakat disse que o Conselho continuará com suas atividades promocionais na região do Golfo. O presidente do Conselho acrescentou que os setores de petróleo, construção civil e turismo nos países do Golfo impulsionam a economia e, em associação com as atividades do WGC, garantem a venda de ouro na região.
Barakat disse que a demanda mundial por ouro no terceiro trimestre aumentou 7% em volume e em 18% em valores. Nos três primeiros trimestres de 2005 as vendas aumentaram 12% em volume e 20% em valor. O aumento na demanda por investimentos em ouro no mesmo período cresceu 56%.
*Tradução de Silvia Lindsey

