Brasília – O número de empresas abertas em 2020 no Brasil aumentou 6% em relação ao ano de 2019. É o que mostra o boletim anual do Mapa de Empresas divulgado pelo Ministério da Economia. No ano passado, foram abertas 3.359.750 empresas no País e fechadas 1.044.696, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendimentos ativos. O número de empresas fechadas apresentou uma queda de 11,3%.
Segundo a pasta, o número reflete as medidas tomadas pelo governo para facilitar a abertura de empresas em meio à pandemia da covid-19, que levou muitas pessoas a buscarem no próprio negócio uma oportunidade para gerar renda. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados que têm mais empresas ativas, com quase 50%.
O secretário de Governo Digital do Ministério da Economia, Luís Felipe Monteiro, lembrou que a maior parte dos empreendimentos está no setor terciário. “Nessas empresas abertas há uma predominância daquelas que atuam no setor terciário da economia, especialmente comércio e prestação de serviços, que são mais de 80% de empreendimentos ativos no segmento”, disse Monteiro.