Da redação*
Dubai – Um estudo realizado recentemente pelo Pan Arab Research Center (PARC) revelou que no Egito, Síria, Líbano, Jordânia, Omã e nos países membros do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos – os gastos com publicidade aumentaram 21% em 2006. O gasto total com publicidade na região chegou a US$ 6,55 bilhões em 2006.
Desse total, US$ 3,1 bilhões representam despesas com publicidade no Kuwait, Arábia Saudita, Catar, Bahrein, Omã e Emirados Árabes Unidos. Em 2005, foram investidos apenas US$ 2,5 bilhões em publicidade. As informações são do site de notícias MENA Report.
O estudo mostra também que, no primeiro trimestre de 2006, os mercados de publicidade ficaram estagnados. No último trimestre do ano, no entanto, o mercado se expandiu de forma notável, principalmente por causa do mês sagrado do Ramadã, que começou nesse período.
Os Emirados Árabes Unidos foram o país árabe que mais gastou com publicidade em 2006: cerca de US$1,06 bilhão. No mesmo ano, os gastos com publicidade no mercado saudita foram de US$ 1,03 milhão. No Egito, US$ 754 milhões foram investidos em publicidade. O mercado publicitário do Líbano também teve um aumento notável: 21% nos primeiros seis meses de 2006.
Os números da publicidade nos Emirados Árabes Unidos foram resultado de campanhas de marketing agressivas realizadas por gigantes dos setores de imóveis e de telecomunicações e por governos, de acordo com o jornal Arab News. Os gastos no quarto trimestre foram impulsionados pelas eleições nacionais nos Emirados e pela fundação da Du Telecom, que juntos contribuíram com US$ 236,7 milhões para os gastos com publicidade.
A companhia que mais investiu em publicidade nos Emirados Árabes Unidos foi a Watania-UAE, órgão do governo responsável pelo "programa de identidade nacional". A Watania gastou US$ 14,5 milhões com anúncios na TV, desbancando a Nokia do primeiro lugar.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum