Emirates News Agency
Tóquio (Japão) – Os Emirados Árabes Unidos permaneceram como maior fornecedor de petróleo do Japão no mês de julho, respondendo por 26% de todas as importações petrolíferas do país, que foram de 134 milhões de barris, segundo o Ministério de Comércio e Indústria do Japão.
"As importações japonesas de petróleo produzido nos Emirados Árabes aumentaram para 34,9 milhões de barris em julho, um crescimento de 4,6% em relação ao mesmo mês em 2003," segundo dados fornecidos pelo ministério japonês. O ministério informou que este foi o primeiro crescimento em dez meses devido ao caloroso verão pelo qual o país está passando.
Uma fonte no Ministério de Comércio e Indústria japonês afirmou que cerca de 118 milhões de barris ou 88% do petróleo importado pelo país em julho saiu do Oriente Médio.
A Arábia Saudita ficou em segundo lugar como fornecedora de petróleo para a região, com 33,1 milhões de barris, seguida pelo Irã, com 18,3 milhões, Catar, com 11,7 milhões, e Kuwait, com 7,7 milhões.
Os seis países membros do Conselho de Cooperação do Golfo, Bahrein, Kuwait, Catar, Omã, Arábia Saudita, e Emirados Árabes Unidos, foram responsáveis por 69% das importações de petróleo do Japão.

