Da redação
São Paulo – A Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) vai implantar uma nova unidade produtiva de lácteos no município de Pinhalzinho, em Santa Catarina. Hoje (24), a Aurora assina contrato de financiamento de R$ 45 milhões para a construção da fábrica com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A unidade terá capacidade de processamento de 600 mil litros de leite por dia. O investimento total é de R$ 68,1 milhões. A Coopercentral Aurora iniciou a implantação da indústria de processamento de leite no primeiro trimestre deste ano. A cooperativa vai transformar, na verdade, a sua indústria de sucos concentrados de Pinhalzinho em uma fábrica de lácteos.
A opção pelo leite deve-se a grande oferta de matéria-prima: a bacia leiteira formada pela área de atuação da Aurora gera 3,5 milhões de litros por dia, 25% dos quais é produzido dentro do sistema cooperativista. A futura indústria será alimentada por 14.400 produtores associados a um grupo de onze cooperativas filiadas à Aurora: Cooperalfa, CooperA1, Copérdia, Coperio, CooperAuriverde, CooperItaipu, Cotrisal, Colacer, Coopervil, Camisc e Cotrel.
As máquinas e equipamentos para a transformação da unidade de Pinhalzinho em indústria de processamento de leite representam 90% dos investimentos. Será aproveitada a estrutura existente, como as áreas de concentração, câmara fria, silos de estocagem, frio, vapor etc. O volume inicial produzido será destinado para produção leite longa vida e queijos. Quando a produção aumentar, sereão produzidos também leites em pó, creme de leite, bebidas lácteas, entre outros.

