São Paulo – Fabricantes brasileiros de autopeças ocuparão um estande de 216 metros quadrados na Automechanika Dubai, importante feira do setor de componentes automotivos dos Emirados Árabes Unidos. A ação faz parte do projeto Brasil Auto Parts – Trusted Partners, organizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e reunirá no local 22 empresas.
Segundo Elias Mufarej, conselheiro do Sindipeças para as áreas de Fomento à Exportação e de Reposição, é a décima-primeira vez que a associação participa da Automechanika Dubai – a edição 2017 é a décima-quinta no emirado. “Dubai é a porta de entrada para todo o Oriente Médio. Em muitos países dessa região do mundo há frotas de veículos muito semelhantes à brasileira, com grandes possibilidades de fornecimento ao mercado de reposição”, disse, em entrevista por e-mail à ANBA.
O setor brasileiro de autopeças busca expandir seu campo de atuação no mercado externo. Desde 2012 o setor apresenta sucessivas quedas nos embarques – no ano passado as exportações somaram US$ 6,6 bilhões, um recuo de 13,1% na comparação com 2015. As perspectivas para 2017, porém, são positivas: o Sindipeças projeta crescimento de 3,7% nas vendas externas.
“A indústria brasileira de autopeças precisa continuar participando de eventos internacionais, ação importante para nossa inserção no mercado global”, afirmou Mufarej.
Participarão da feira de Dubai as empresas Acumuladores Moura, Autimpex, Autolinea, Chiptronic, Controil, Durametal, Duroline, ECS-Krug, Fras-le, Fremax, Frum, Fundição Batatais, MIC, Riosulense, Shana, Suporte Rei, Suspensys, Taco-ar, Tecnomotor, Urba-Brosol, Zen e Zinni & Guëll.
A Automechanika Dubai abre as portas ao público no Dubai World Trade Centre no domingo (07), e segue até a terça-feira (09). No ano passado reuniu mais de dois mil expositores de 58 países e passaram pelos corredores do centro de exposição mais de 30 mil visitantes.