Kuwait News Agency*
Riad – O presidente do Banco Central (BC) do Kuwait, Salem al-Sabah, defendeu a promulgação da moeda única do GCC somente em 2010. Segundo Sabah, este prazo não é longo demais pois é necessário um amplo estudo de todos os aspectos para garantir o sucesso imediato desta nova moeda.
O presidente do BC do Kuwait pediu para que os países do GCC padronizem e unifiquem suas políticas financeiras para facilitar a abertura de agências bancárias em qualquer parte do GCC sem dificuldades.
O Kuwait, segundo Sabah, já adotou uma legislação que permite a abertura de agências de bancos estrangeiros no país. A legislação do país também permite a abertura de uma agência de cada um dos bancos do GCC.
Com relação ao estado das economias dos países do GCC, o presidente do BC do Kuwait declarou que todas as economias estão crescendo, que há bastante crédito disponível, e que o mercado imobiliário e de ações está crescendo além das expectativas.
Houve nesta terça-feira (17) e hoje uma conferência em Riad na qual foram discutidos os desafios futuros dos mercados financeiros do GCC, o bloco econômico que inclui Arábia Saudita, Bahrein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
*Tradução de Mark Ament

