Da redação
São Paulo – O presidente dos Emirados Árabes Unidos, xeque Zayed bin Sultan Al Nahyan, e o príncipe do país, xeque Khalifa bin Zayed Al Nahyan, afirmaram ontem querem ampliar o relacionamento bilateral com o Brasil. As declarações foram feitas neste domingo, durante o encontro das autoridades com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, informou o jornal Gulf News.
Para o príncipe, é essencial incentivar a cooperação bilateral e os investimentos conjuntos entre os dois países. O presidente se disse satisfeito com a forma como a comunidade árabes é tratada no Brasil.
Em outra reportagem, o jornal fala sobre a posição de Lula em relação aos conflitos no Oriente Médio. O diário destacou o apoio do presidente ao novo plano de paz proposto para Israel e Palestina.
Semana do Brasil
Também hoje, a agência de notícias local Emirates News Agency publicou duas matérias sobre a visita de Lula aos Emirados. Numa delas, fala sobre a abertura da Semana do Brasil em Dubai pelo presidente, que ocorreu ontem.
"O presidente Lula disse que sua meta com essa visita aos Emirados é ampliar o relacionamento econômico e político entre o Brasil e os países árabes. Ele também disse que a viagem irá promover os produtos brasileiros", escreveu a agência.
O veículo lembrou também que os Emirados são o segundo maior mercado para produtos brasileiros no Oriente Médio – perde apenas para a Arábia Saudita. Neste ano, o país importou US$ 459 milhões no Brasil, ante o total de US$ 2,2 bilhões vendido a todos os países árabes.