Emirates News Agency*
Dubai – O número de passageiros que viajaram pelas empresas aéreas do Oriente Médio aumentou 17,6% no primeiro semestre de 2006, contra um crescimento mundial de 6,7% no mesmo período, segundo informações do presidente da Oasis International Leasing, empresa de Abu Dhabi que atua com leasing de aviões, Gordon Dixon. O executivo fez estas declarações nesta quarta-feira (13) durante a 4ª Conferência sobre Financiamento de Aeronaves do Oriente Médio e África.
Segundo o executivo, as empresas de aviação da região devem continuar crescendo devido ao forte desenvolvimento da infra-estrutura local e às boas condições econômicas dos países devido ao preço elevado do petróleo.
"As economias da região estão em forte expansão e os países estão investindo em imóveis e infra-estrutura. A crescente liberalização comercial, aliada à disponibilidade de capital, também garante que a região prossiga em seu forte crescimento. A demanda por transporte aéreo deve crescer ainda mais", declarou Dixon.
De acordo com o presidente da Oasis, o grande volume de trabalhadores da África e da Ásia Menor e as novas relações da região com a Rússia, China e com o Extremo Oriente ajudarão também as empresas aéreas de baixo custo.
"As empresas de baixo custo estão apenas começando a explorar o imenso potencial de mercado representado pelos estrangeiros que moram no Oriente Médio. O transporte aéreo ficou acessível a pessoas que antes não podiam viajar de avião. A demanda não vai cair, empresas aéreas de baixo custo vão crescer e novas empresas devem surgir", declarou o executivo.
Segundo Dixon, a Oasis recentemente firmou acordos de leasing de aeronaves com a empresa aérea Etihad Airways, dos Emirados Árabes, e com as novas empresas sauditas Sama e National Air Services (NAS). Segundo o executivo, atualmente 50% da frota mundial de aeronaves é mantida através de acordos de leasing e as novas empresas devem usar esta forma para ampliar suas frotas comerciais no futuro.
*Tradução de Mark Ament

