São Paulo – O terceiro avião com doações dos Emirados Árabes Unidos para os atingidos nas inundações no Rio Grande do Sul chegou ao Brasil na quinta-feira (23), após ter mobilizado a comunidade brasileira e demais moradores do país árabe. Cerca de 300 voluntários se reuniram no Centro de Exposições de Dubai, na Expo City, nesta semana para organizar os donativos antes do embarque.
A ação fez parte da iniciativa humanitária lançada pelos Emirados com o tema “Apoio ao estado brasileiro do Rio Grande do Sul”, um esforço em colaboração entre o Ministério das Relações Exteriores do país árabe, o Departamento de Atividades Beneficentes Islâmicas em Dubai e a Expo City Dubai, com participação do programa de voluntariado “Day for Dubai” e membros da comunidade brasileira nos Emirados, segundo informações publicadas pela agência de notícias local Emirates News Agency.
No total, três aviões foram enviados ao Brasil com doações dos Emirados Árabes Unidos e da comunidade brasileira que mora no país. A gaúcha Luana Pedrollo, de 51 anos, que vive em Dubai, era uma das que participava da ação na Expo City na quarta-feira. “Não só pelo fato de eu ser gaúcha e de tocar um pouco mais forte o coração, acho que todo brasileiro que está morando aqui está muito triste e tocado com a situação”, afirmou Pedrollo para a reportagem da WAM.
O embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romeiro, também participou da atividade voluntária e agradeceu ao país árabe pela generosidade. “Em nome do governo do Brasil, estendo nossa sincera gratidão ao governo e ao povo dos Emirados Árabes Unidos por sua generosa doação humanitária ao estado do Rio Grande do Sul”, disse ele, chamando a ação de uma demonstração de empatia iniciada pelo presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed bin Zayed al Nahyan e destacando que chega em momento crucial.
Outras autoridades árabes também se envolveram. “Essa iniciativa reflete a parceria estratégica profundamente enraizada entre os Emirados Árabes Unidos e o Brasil e destaca os esforços contínuos dos Emirados para fornecer respostas rápidas a desastres naturais onde quer que eles ocorram no mundo”, disse o ministro assistente de Relações Exteriores para Assuntos de Desenvolvimento e Organizações Internacionais dos Emirados, Sultan Al Shamsi, segundo a WAM.
Geradores, cobertores e mais
De acordo com informações divulgadas pela Embaixada dos Emirados Árabes Unidos em Brasília, o primeiro avião desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, no estado de São Paulo, no dia 18 de maio, com 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e cinco mil lâmpadas solares. A segunda aeronave aterrizou em 21 de maio com mais 500 geradores, 10 mil cobertores, 5.200 luminárias solares, 3 mil colchonetes, 200 camas dobráveis e sete toneladas de alimentos.
A Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que pertence ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, trabalha em coordenação com outros órgãos federais e do governo gaúcho para analisar cada uma das ofertas solidárias dos demais países e como podem ser utilizadas em campo. Até a quinta-feira, a tragédia no Rio Grande do Sul registrava 163 mortes, 72 desaparecidos e tinha atingido 2,3 milhões de pessoas.
Leia também:
Brasil acolhe ajuda humanitária externa para RS
Emirados enviarão 3 aviões com doações ao RS