São Paulo – A Cooperativa de Fomento Agrícola Valença (Coofava), do município baiano de Valença, exporta uma parte do coco de piaçava para fabricação da Masbaha, o terço islâmico, no Egito. Os envios alcançam atualmente 52 toneladas ao mês, de acordo com o trader da cooperativa, Orion Feitosa. O negócio é feito com uma importadora turca, mas o material vai para o mercado egípcio, onde fica a fábrica do item religioso.
Feitosa conta que as vendas para o Oriente Médio começaram depois que um turco, que estava a turismo no estado da Bahia há cerca de três anos, viu o coco de piaçava. Depois de levar uma mostra do material para o seu país, ele passou a importá-lo. A parte utilizada como insumo é a segunda casca do coco, a parte mais dura do fruto. O coco é exportado inteiro para o Egito, apenas sem a primeira casca, que é mais macia.
A cooperativa também tem outros negócios no mundo árabe, exporta cravo-da-índia para Iêmen, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita, segundo Feitosa. Os principais mercados do produto são Indonésia, Cingapura e Índia. De acordo com o trader, os árabes utilizam o cravo-da-índia para bebidas quentes como café e chá.
Além do coco de piaçava e do cravo-da-índia, a Coofava produz guaraná em semente. O produto vai principalmente para a fabricante de bebidas Ambev, mas também é exportado eventualmente para a Alemanha e a França. Ainda são produzidos outros itens, mas em menor escala e apenas para o mercado interno, como pimenta-do-reino, cardamomo e canela.
Feitosa acredita que há mercado para aumentar as exportações de coco de piaçava para o mundo árabe, para outras fábricas de masbaha. Ele afirma que o preço é competitivo, US$ 600 a tonelada. O produto está de acordo com os preceitos religiosos islâmicos e serve para outros fins também, como confecção de artesanato, brincos, botões e combustível para caldeiras. Está nos planos do trader fazer uma viagem ao Oriente Médio para buscar mais clientes.
As exportações geram anualmente ao redor de US$ 3 milhões para a Coofava, que tem entre 40% a 60% da sua receita oriunda do mercado externo, segundo Feitosa. A cooperativa é formada por cerca de 800 agricultores familiares de Valença e arredores. Eles produzem em associações e fornecem os produtos para a Coofava.
Coofava
Telefone: +55 (75) 3641 4340
Email: orionfeitosa@gmail.com


