São Paulo – O Bahrein é a 16ª economia mais livre do mundo e a primeira da região do Oriente Médio e Norte da África. A informação é do Índice de Liberdade Econômica 2009 publicado pela Heritage Foundation e pelo Wall Street Journal, dos Estados Unidos.
De acordo com o site árabe de notícias Al Bawaba, o Bahrein, o único país do Oriente Médio a figurar na lista deste ano, sendo número um em liberdade econômica entre os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) desde o lançamento do índice em 1995. Fazem parte do GCC também a Arábia Saudita, Catar, Emirados Árabes Unidos, Kuwait e Omã.
Em 2008, país árabe estava na 19ª posição. Com média de pontuação total de 74,8%, o Bahrein está próximo da Suíça, Reino Unido e Japão, e à frente da Alemanha, Espanha e França.
O Índice de Liberdade Econômica 2009 avaliou 179 países em 10 quesitos: liberdade empresarial, liberdade comercial, liberdade fiscal, tamanho do governo, liberdade monetária, liberdade de investimento, liberdade financeira, direitos de propriedade, ausência de corrupção e liberdade trabalhista. Em seguida, uma média geral foi calculada usando essas pontuações.
A pontuação do Bahrein foi alta nas categorias liberdade empresarial, liberdade comercial e liberdade fiscal, e melhorou de forma significativa na área de liberdade trabalhista, tendo passado de 40 pontos em 2008 para 85,1 em 2009. O país registrou pontuação acima da média mundial em 9 dos 10 quesitos avaliados, e ficou na média no décimo quesito.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

