Da redação
São Paulo – Os Estados Unidos e Bahrein estão iniciando negociações para um acordo de livre comércio que reduzirá tarifas e ampliará o comércio bilateral entre ambos os países, informou o representante comercial dos Estados Unidos,Robert Zoellick. O acordo de livre comércio deve ser firmado até o final de 2004.
A primeira rodada de negociações foi aberta no dia 26 de janeiro deste ano em Manama, capital de Bahrein. Zoellick descreveu o país árabe como "um importante parceiro estratégico para os Estados Unidos no Oriente Médio" dizendo que o país está "implantando significativas reformas econômicas e políticas." Um acordo de livre comércio com os Estados Unidos "irá apoiar e acelerar estas reformas," disse em um comunicado à imprensa.
As exportações dos EUA para Bahrein em 2002 totalizaram US$ 419,2 milhões, incluindo aviões, maquinário, veículos, produtos farmacêuticos, brinquedos, jogos, e equipamento esportivo. Commodities agrícolas dos EUA que poderiam beneficiar-se de um acordo de livre comércio incluem carnes, frutas, vegetais, cereais, e derivados do leite.
As exportações de Bahrein para os Estados Unidos em 2002 totalizaram US$ 395,1 milhões, e incluíram acessórios e vestimenta, alumínio, fertilizantes, químicos orgânicos, combustíveis minerais e óleos, plásticos, e maquinário elétrico, informa o site menareport.com.

