Alexandre Rocha
São Paulo – Pela primeira vez na história um país árabe foi incluído no calendário da Fórmula 1. A corrida está programada para o dia 4 de abril do próximo ano no Bahrein, como parte do campeonato mundial de 2004. A informação foi divulgada hoje (15) pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), após reunião de seu conselho mundial.
Outra novidade foi a inclusão do GP da China, que deverá ser realizado em Xangai, em 26 de setembro. Além disso, foi mantido no cronograma a corrida de Montreal no Canadá, que chegou a estar ameaçada por causa de restrições à propaganda de cigarro no país.
Já o GP da Bélgica volta a fazer parte do mundial, após um ano de ausência no calendário. Por sua vez, o Grande Prêmio da Áustria foi excluído do campeonato.
Ao todo, a temporada de 2004 terá 18 corridas, duas a mais do que neste ano. Será a primeira vez que um campeonato terá mais de 17 eventos, segundo informações do site F1-Live.com.
Apesar da inclusão no calendário, ainda não está totalmente garantida a realização dos GPs do Bahrein, China e Canadá. Segundo a FIA, os dois primeiros ainda dependem de aprovação dos respectivos circuitos e o último dependerá de um acordo financeiro com as equipes, por causa das restrições aos patrocínios da indústria do tabaco.
Uma outra novidade foi a mudança de data do GP do Brasil, tradicionalmente realizado no início da temporada. No próximo ano ele será o último, em 24 de outubro. O campeonato começa em 7 de março, na Austrália.
O último GP deste ano foi o do Japão, vencido pelo brasileiro Rubens Barrichello (Ferrari). Já o título do campeonato ficou com seu companheiro de equipe, o alemão Michael Schumacher.
Perfil do Bahrein
Segundo dados da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), o Bahrein é um pequeno país do Golfo Arábico (711 quilômetros quadrados), localizado entre a costa oeste da Arábia Saudita e a Península do Catar. Tem como capital a cidade de Manama e uma população de 716.150 habitantes.
Em 2002, o Produto Interno Bruto (PIB) do país ficou em US$ 8,5 bilhões e a renda per capta em US$ 11.972. Suas principais indústrias são a petroquímica, siderúrgica e naval. Trata-se da única da nação do Golfo que exporta apenas derivados de petróleo, e não o óleo em si. Os derivados representam 60% do total exportado e 30% do PIB. Além disso, é um centro financeiro importante da região.
Veja o calendário da F1 para 2004:
7 de março – Austrália (Melbourne)
21 de março – Malásia (Sepang)
4 de abril – Bahrein
25 de abril – San Marino (Ímola)
9 de maio – Espanha (Barcelona)
23 de maio – Mônaco
30 de maio – Europa (Nürburgring)
13 de junho – Canadá (Montreal)
20 de junho – Estados Unidos (Indianápolis)
4 de julho – Grã Bretanha (Silverstone)
11 de julho – França (Magny-Cours)
25 de julho – Alemanha (Hockenheim)
15 de agosto – Hungria (Budapeste)
29 de agosto – Bélgica (Spa-Francorchamps)
12 de setembro – Itália (Monza)
26 de setembro – China (Xangai)
10 de outubro – Japão (Suzuka)
24 de Outubro – Brasil (São Paulo)