São Paulo – O Bahrein ratificou o Acordo de Facilitação do Comércio (AFC) da Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo informações divulgadas nesta sexta-feira (23) pela instituição multilateral com sede em Genebra, na Suíça. O país árabe do Golfo é o 93º membro da OMC a ratificar o tratado.
O acordo entrará em vigor quando dois terços dos integrantes da organização o tiverem ratificado. Com o Bahrein, o número de ratificações chegou a 85% do número necessário, de acordo com a entidade.
O instrumento de aceite foi entregue nesta sexta-feira mesmo ao diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, pelo embaixador do Bahrein junto à instituição, Yusuf Abdulkarim Mohammed Bucheeri.
A negociação do AFC foi concluída em 2013, durante reunião ministerial da OMC em Bali, na Indonésia. O acordo institui medidas para desburocratizar, agiliza e reduzir os custos do comércio internacional. A organização avalia que sua entrada em vigor tem potencial para agregar mais US$ 1 trilhão por ano ao comércio mundial de bens.
Ainda segundo a OMC, os países em desenvolvimento deverão se beneficiar bastante do AFC. A entidade espera que mais da metade dos ganhos previstos vá para estas nações. O Brasil ratificou o tratado em março deste ano.


