Da redação*
São Paulo – A primeira corrida de 2006 do Campeonato Mundial de Fórmula 1 vai acontecer no Autódromo Internacional do Bahrein (BIC) no próximo domingo (12). Esta é a terceira vez que uma corrida de Fórmula 1 ocorre no Bahrein.
A competição já está atraindo grande número de visitantes ao país. Em 2005, 77,257 mil pessoas assistiram ao Grande Prêmio no autódromo. Deste total, 54,5% eram moradores do Bahrein, 20,3% dos demais países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), que inclui Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Omã e Kuwait, além do Bahrein, e 25,2% vieram de outras nações.
Uma pesquisa realizada entre o público da corrida em 2005 mostrou que 40% já havia assistido a corrida no ano anterior e 70% pretendia voltar em 2006. Na edição deste ano, segundo informa o jornal árabe Khaleej Times, a venda de ingressos já aumentou 15% se comparada com o ano passado.
Para promover a corrida deste ano, o BIC organizou uma viagem pelo Líbano, Arábia Saudita, Kuwait, Dubai e Egito. Cerca de 200 jornalistas e 35 equipes de televisão participaram no roadshow.
Há meses o Aeroporto do Bahrein está decorado com as cores do GP e em todas as avenidas principais da capital do país, Manama, estão espalhados pôsteres promovendo a corrida. A publicidade do evento inclui um outdoor de 172 metros de altura, na lateral do edifício Almoayyed Tower, de 47 andares, no centro de Manama.
O material publicitário fala também do programa Yalla Bahrain!, que tem por objetivo promover a cultura e o esporte no país e que vai durar um mês. Como parte do programa Yalla Bahrain!, o piloto brasileiro Rubens Barrichello, atualmente na escuderia Honda, abriu a Exposição Arte do Automobilismo Competitivo, no Museu Internacional do Bahrein.
O piloto brasileiro inaugurou a mostra na presença do príncipe herdeiro do país árabe, Salman bin Hamad Al Khalifa. Outro evento de promoção do GP de Fórmula 1 foi uma tarde de autógrafos com o piloto Jenson Button, também da Honda, no dia 14 de fevereiro, evento que atraiu cerca de 2 mil pessoas.
Este ano também será promovida uma corrida de profissionais e celebridades de todo o mundo. Entre as estrelas que já confirmaram participação estão o remador britânico Sir Steve Redgrave, o corredor norte-americano Michael Johnson, de corridas de 200 e 400 metros rasos, o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, o músico John Legend, Rick Parfitt, guitarrista da banda Status Quo, a jornalista britânica especializada em automobilismo Emma Parker Bowles, a cantora egípcia Anoushka e o cantor Jay Kay, da banda Jamiroquai.
Os astros correrão em veículos Chevrolet V8 SS Luminas, com 380 cavalos de potência, e serão acompanhados por pilotos experientes. "Esta é a primeira vez que teremos uma corrida de profissionais e celebridades, onde astros de todo o mundo correrão", disse o diretor de relações públicas do BIC, Salman bin Isa Al Khalifa, em entrevista ao Khaleej Times.
*Tradução de Mark Ament

