São Paulo – O Bahrein está investindo para ampliar a participação de sua indústria na produção econômica do país. O plano do governo inclui atrair investimento internacional como parte do plano de recuperação econômica entre 2022 e 2026.
As principais áreas que a estratégia pretende estimular dentro da indústria são as dos setores de alumínio e petroquímica, energias renováveis, hidrogênio verde e azul. Na foto acima, trabalhador da indústria petroquímica do Bahrein.
O plano do Bahrein inclui aumentar a contribuição do setor industrial para o Produto Interno Bruto (PIB) de 12,8% em 2019 para 14,5% em 2026. As informações foram divulgadas pela Bahrain News Agency, agência de notícias oficial do país.
Segundo o veículo, o Conselho de Desenvolvimento Econômico do Bahrein (EDB, da sigla em inglês) emitiu comunicado expressando confiança na viabilidade do plano. “A estratégia contribuiria para desenvolver o setor industrial, consolidar a situação econômica do Bahrein e criar empregos no mercado local como parte da política de diversificação”, afirma o comunicado emitido pela EDB.
O foco da ação será para transformar o setor para entrar na Quarta Revolução Industrial, incluindo ações como a economia circular, e a governança ambiental e social, bem como o estímulo ao investimento em infraestrutura tecnológica e digitalização da manufatura.
O comunicado da EDB também cita a importância do papel do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, em cooperação com os setores público e privado. O texto também enfatizou o potencial industrial avançado da nação e os incentivos competitivos que podem facilitar a realização da estratégia.