São Paulo – O dançarino egípcio Amr Abd Alla será a principal atração da 6ª edição do Festival de Danças Árabes de Sergipe, que acontece em 03 de agosto, em Aracaju. “O ponto forte dele é a ‘tanoura’, é uma espécie de transe, na qual ele passa de 10 a 15 minutos girando”, diz Flavia Kahyna, organizadora do evento.
A ‘tanoura’, que em árabe quer dizer saia, é uma dança baseada na prática dos dervishes, homens que seguem o sufismo, corrente mística do Islamismo. Durante o espetáculo, Abd Alla usa quatro saias coloridas, representando as quatro estações do ano. “É uma novidade por aqui”, afirma Kahyna, que é formada em Educação Física e trabalha há 12 anos com dança do ventre.
Além da ‘tanoura’, o bailarino egípcio irá apresentar danças folclóricas árabes, como o dabke. Segundo a organizadora do evento, por ser a primeira vez que o festival traz uma atração internacional, há “uma expectativa muito grande” para a realização do espetáculo. “As vendas dos ingressos começam na semana que vem e já há uma alta procura”, destaca.
Outra atração do festival é a apresentação do violoncelista Thiago Salvino, de Pernambuco. “Ele faz uma fusão da música erudita com a música árabe”, explica Kahyna. O evento traz ainda 200 bailarinos em grupos que vem de várias cidades do Brasil, como Salvador, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.
Os grupos apresentarão diversos tipos de danças árabes, como dança do ventre, danças folclóricas, danças clássicas e até dança com teatro. “Vamos apresentar um espetáculo misturando dança oriental com teatro. Parece um musical”, afirma a organizadora do evento.
Serviço
Festival Danças Árabes de Sergipe
Dia 03 de agosto, às 19 horas
Teatro Tobias Barreto
Avenida Presidente Tancredo Neves, 1997, Aracaju, Sergipe
Ingresso: R$ 10 e um quilo de alimento não perecível. O teatro tem capacidade para 1,35 mil pessoas.
Informações pelo e-mail ciacarpediem@gmail.com, ou pelo telefone (79) 9954-6422.


