São Paulo – O lucro líquido do banco ABC Brasil foi de R$ 55,1 milhões no terceiro trimestre de 2012. O resultado da filial brasileira do Arab Banking Corporation se manteve estável em relação ao segundo trimestre do ano, quando registrou lucro líquido de R$55 milhões. Na comparação com o terceiro trimestre de 2011, quando o lucro líquido foi de R$ 58,5 milhões, houve uma redução de 5,8% no resultado obtido. Os números foram divulgados nesta terça-feira (30) pela instituição financeira.
O banco atribui seu último resultado ao aumento da receita com os clientes, que compensou uma remuneração menor do patrimônio líquido do banco, proveniente da queda da taxa de juros no Brasil, a Selic, e também do aumento da provisão para devedores duvidosos. Provisão é o capital destinado a dar segurança ao banco em caso de não pagamento das dívidas.
A carteira de crédito expandida, que inclui a carteira de empréstimos, garantias prestadas e títulos privados, encerrou o terceiro trimestre deste ano com um saldo de R$ 14,884 bilhões, registrando crescimento de 16,5% nos últimos doze meses.
O Retorno Anualizado sobre o Patrimônio Líquido (ROAE) atingiu 13,8% ao ano no terceiro trimestre de 2012, diminuindo 0,4 ponto percentual em relação ao segundo trimestre de 2012 (14,2% a.a.) e 2,4 pontos em relação ao terceiro trimestre de 2011 (16,2% a.a.).
De acordo com a nota divulgada pelo ABC Brasil, a captação permanece o forte do banco, que afirma manter acesso aos mercados local e externo em condições competitivas e com prazos confortáveis em relação ao perfil de seus ativos. Nos últimos 12 meses, a captação total do banco apresentou crescimento de 19%, sendo que a captação local apresentou crescimento de 47% no mesmo período.
ABC
O ABC tem 22 anos de atuação no Brasil. O principal acionista é o ABC com sede no Bahrein, mas a filial brasileira tem capital aberto e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A instituição é especializada em empresas de médio e grande porte, trabalhando com os segmentos corporate, companhias com faturamento anual acima de R$ 250 milhões, e middle market, empresas com faturamento anual entre R$ 30 milhões e R$ 250 milhões.

