Kuwait News Agency*
Londres – O banco britânico Lloyds TSB lançou um sistema de hipoteca para ajudar os cidadãos muçulmanos da Grã Bretanha a comprar a casa própria. O novo produto segue o lançamento, no mês passado, de uma conta corrente que funciona de acordo com as regras islâmicas, que proíbem o pagamento e recebimento de juros.
Segundo o banco, ao invés de emprestar o dinheiro para compra de uma casa, o banco adquire o imóvel, contribuindo com até 90% do valor. O cliente então paga o total financiado, durante um período específico, além de um aluguel pelo uso do imóvel.
Em nota à imprensa, a instituição informou que muitos muçulmanos residentes no Reino Unido são obrigados a recorrer ao sistema financeiro tradicional, ou então deixam de adquirir uma casa própria por razões religiosas. Daí a idéia de se lançar o novo serviço.
O Lloyds TSB Islamic Home Finance, como foi batizado o produto, está disponível, assim como a conta corrente voltada ao público muçulmano, em cinco filiais da instituição localizadas nas cidades de Londres, Birmingham e Luton.
Para garantir que o financiamento da casa própria estivesse totalmente de acordo com as regras islâmicas, o Lloyds TSB consultou um grupo de catedráticos em islamismo que deram consultoria sobre a lei financeira islâmica. Cerca de 1,5 milhão de muçulmanos vivem no Reino Unido, a maior parte deles originária do subcontinente indiano.
*Tradução de Mark Ament

