São Paulo – O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, afirmou nesta segunda-feira (23), em entrevista por telefone à imprensa estrangeira, que a autoridade monetária está “otimista” com a economia brasileira para os próximos meses. Ele também afirmou que a “batalha” contra a volatilidade no mercado de câmbio está trazendo resultados ao reduzir a cotação da moeda norte-americana em relação ao real.
“Estamos otimistas com a as previsões (econômicas) para o Brasil. Estamos com boa situação de emprego, e neste momento, com foco nos investimentos previstos para o País”, afirmou Tombini em referência a investimentos em infraestrutura previstos para os próximos meses. Ele disse, porém, que o otimismo em relação a economia é “cauteloso”.
O presidente do Banco Central brasileiro também reconheceu que os países emergentes foram afetados pela volatilidade do mercado de câmbio nos últimos meses provocada pela possível retirada de estímulos da economia dos Estados Unidos, o que não ocorreu. Tombini observou que as medidas para reduzir a cotação do dólar empregadas no País estão trazendo resultados ao fazer o preço da dívida cair.
“Adotamos um programa de venda de US$ 3 bilhões por semana, que tem sido exitoso para reduzir a volatilidade. Tem se mostrado adequado e não temos mudanças previstas (neste programa)”, afirmou. Nesta segunda-feira (23), a moeda acumulava queda de 0,779% às 14h10 e era cotada a R$ 2,202.
Tombini também disse que o país tem evoluído no combate a inflação, também em razão da queda na cotação do dólar. Além disso, o Banco Central começou a aumentar a taxa básica de juros para conter o avanço do crédito no mercado brasileiro e reduzir a inflação. Desde então, a Selic saiu de 7,25% para 9%.

