São Paulo – O Banco ABC Brasil, que tem controle árabe, celebrou seus 15 anos no Brasil no final de outubro e aumentou em 11 vezes o patrimônio e em 12 vezes o lucro líquido desde a época em que realizou Oferta Pública Inicial (IPO) na bolsa brasileira, em 2007. A instituição financeira é controlada pelo Arab Banking Corporation, com sede em Manama, no Bahrein, país árabe do Golfo. Com um IPO, as empresas oferecem pela primeira vez ao público suas ações na bolsa.
O Banco ABC opera no mercado brasileiro como um banco múltiplo, especializado em serviços para empresas de médio e grande porte. De acordo com informações divulgadas pelo banco por ocasião do aniversário, desde o IPO a instituição também aumentou a base de clientes em quase cinco vezes e atualmente tem um número de colaboradores três vezes maior no Brasil.
Os resultados são fruto de diversificação do mix de clientes, especialmente entre empresas de porte médio, e com expansão do portfólio de produtos, segundo o banco. “Criamos unidades de negócios, atendemos novos segmentos de clientes, desenvolvemos novos canais de distribuição e expandimos nossa presença geográfica. Construímos uma plataforma maior, mais completa, mais diversificada e mais resiliente”, disse o CEO do banco, Sérgio Lulia Jacob (foto acima), em material divulgado.
Ações preferenciais do ABC são negociadas na bolsa B3 no nível 2 de governança corporativa. Jacob afirmou que o banco viu no IPO uma oportunidade de crescer no mercado brasileiro e que a oferta criou uma fonte adicional de capital, indispensável para ganho de escala em um mercado competitivo. O CEO disse que ser uma empresa listada dá ganho de transparência, o que é muito importante para o banco.
O Banco ABC está estruturado no Brasil como um partnership de gestão local, com suporte do controlador internacional. O partnership é o termo utilizado para o modelo de estrutura societária na qual os funcionários têm participação na empresa. Atualmente, mais de 5% do capital do ABC Brasil é detido por seus colaboradores. O banco está presente em 13 estados e em 48 municípios brasileiros.