Da redação
São Paulo – O Banco do Brasil (BB) lança nesta segunda-feira (26) o Programa de Geração de Emprego e Renda (Proger) Exportação, uma nova linha de financiamento destinada a micro e pequenas empresas. Os recursos virão do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). As empresas que utilizarem o crédito terão 12 meses para pagar, com até seis meses de carência.
A Caixa Econômica Federal (CEF) também oferece, a partir de hoje (26) linhas de crédito à exportação pelo Proger com dinheiro do FAT. As linhas de crédito serão utililizadas para financiar atividades diretamente ligadas ao processo exportador, como participação em missões comerciais e feiras, remessa de mostruário e confecção de material promocional.
De acordo com dados do Ministério da Indústria, Desenvolvimento e Comércio Exterior, atualmente 48% das empresas exportadoras do país são de pequeno porte. Elas respondem, porém, apenas por 2,4% da receita total brasileira com comércio exterior. As informações são da assessoria de imprensa da CEF e do BB.

