São Paulo – Os investidores árabes estão interessados em participar do setor imobiliário, industrial e financeiro do Brasil. A afirmação é do responsável pelo escritório do Intercontinental Bank of Lebanon no país, Roland Fouad Aboukhater. O braço do banco libanês em São Paulo intermedia negócios e investimentos árabes no Brasil e investimentos brasileiros nos países árabes.
O escritório foi instalado no Brasil em 2004 e está desenvolvendo dois projetos. Um relacionado às exportações de açúcar brasileiro para o mercado árabe e o outro envolvendo parcerias para investimentos árabes em energia eólica no Sul do Brasil. "Não podemos divulgar maiores detalhes, mas são projetos que já estão em andamento", informou.
De acordo com Aboukhater, normalmente são necessários três anos para avaliação de um investimento. "Depois da crise mundial todo mundo percebeu que o Brasil tem uma economia forte, é seguro para investir e tem retorno muito bom e garantido", disse ele, que está à frente dos negócios intermediados pelo escritório no Brasil desde maio.
"Se o retorno for positivo, com certeza virão novos investimentos", afirmou Aboukhater a respeito das novas perspectivas. Ainda de acordo com ele, recentemente o escritório intermediou investimentos árabes na indústria de calçados em São Paulo e no Sul do Brasil.
A escolha do Brasil para montar o escritório é creditada ao fato da colônia libanesa e síria ser muito grande influente por aqui. "Tem muito árabes e seus descendentes no Brasil e queremos trabalhar com esse pessoal", diz Aboukhater. "Nós conseguimos facilitar o contato com pessoas da família que moram no Líbano e na Síria, mas a assistência nos investimentos é nosso ponto mais forte", destacou.
Sobre o IBL
O Intercontinental Bank of Lebanon (IBL) foi criado em 1961 por um grupo de investidores liderado pelo banqueiro Joseph Saab, como Société Anonyme Libanesa (sociedade anônima) com um capital social de 8 milhões de LBP (US$ 5,2 mil na conversão atual).
Em 1998, a maioria das ações do banco foi comprada por um grupo de libaneses e investidores estrangeiros. Um ano depois, em setembro de 1999, o banco adquiriu totalidade do capital do BCP Oriel Bank e, consequentemente, todas as agências do banco adquiridas até a data passaram a operar sob Intercontinental Bank of Lebanon.
Hoje o banco possui 20 filiais no Líbano, um escritório de representação no Brasil e nove filiais no exterior. Em 2008 o IBL abriu três novas agências no exterior: uma em Limassol, no Chipre, e as outras duas no Iraque.
Contato
Escritório IBL São Paulo
Telefone: +55 (11) 5539.3825
E-mail: raboukhater@ibl.com.lb
Site: www.ibl.com.lb