Da redação
O Banco de Investimentos Europeu, através do Fundo Euro-Mediterrâneo de Investimento e Parcerias (FEMIP), criou um fundo de assistência técnica (TAF, da sigla em inglês) para apoiar as pequenas e médias empresas privadas da Síria. O novo fundo, batizado de Small and Medium Enterprise Fund (SME FUND), é a primeira iniciativa do gênero no país árabe.
Estabelecido em parceria entre o banco Europeu, o Ministério da Fazenda e bancos privados da Síria, o SME FUND vai conceder financiamentoa a longo prazo em euros. O acordo original para estabelecimento do fundo foi assinado em setembro de 2003 e ele recebeu um aporte inicial de 40 milhões de euros.
Segundo informações da página da Comissão Européia na internet, foi selecionado um consórcio de consultorias internacionais, liderado pela empresa espanhola DFC SA, para implementar o TAF. O contrato começou a valer no dia 21 de junho e tem um prazo de duração de três anos.
Banco de Investimento
O Banco de Investimento Europeu investe nos países do Mediterrâneo através do FEMIP, criado em 2002. O objetivo do fundo é promover a modernização econômica e social dos países da região antes da criação de uma área de livre comércio até o ano de 2010.

