São Paulo – O grupo bancário marroquino Attijariwafa Bank comprou a filial de um banco francês com atuação no Mauritânia, o BNP-Paribas, e passará a atuar no país. As informações são a agência de notícias africana Panapress. Um dos focos do banco será financiamento às empresas de pequeno e médio porte.
“Acompanhar a dinâmica econômica em curso através de uma participação significativa no financiamento dos projetos de infra-estrutura e das solicitações inovadoras de apoio às pequenas e médias empresas constituirá uma das vertentes deste banco”, disse o diretor geral do grupo Attijariwafa, Boubacar Jai.
Outro foco do banco, de acordo com o diretor, será a bancarização da população em geral, com reforço da rede e implantação de novas agências por todo o território nacional. O reforço da oferta de serviços aos clientes, tanto pessoas físicas quanto empresas, também está na meta dos novos operadores.
O Attijariwafa já está presente em 22 países do mundo. Na África, além do Marrocos, se encontra em países como Senegal e Mali. De acordo com Jai, a meta da instituição financeira é ser líder do segmento na África. O grupo já é o primeiro do ranking da área bancária e financeira do Maghreb. O capital do banco é de 7 bilhões de euros.
O BNP-Paribas é um dos maiores conglomerados financeiros do mundo, com forte atuação na Ásia, Europa e Estados Unidos. A instituição financeira é a primeira da zona do euro e também o quinto maior banco do mundo. No Brasil é um dos grandes bancos de investimentos.

