Emirates News Agency*
Abu Dhabi – Os bancos centrais dos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) estão criando uma reserva para sustentar sua moeda única, de acordo com o presidente do Banco Central dos Emirados Árabes Unidos, Sultan Bin Nasser Al Suwaidi. A moeda deve ser lançada pelo bloco até 2010.
"Para apoiar a moeda unificada do Golfo, os bancos centrais estão criando uma autoridade monetária com uma reserva. A reserva será equivalente a quatro meses de importações de todos os países membros do GCC", explicou Suwaidi, segundo o jornal árabe Gulf News.
Os aspectos técnicos da criação da moeda já foram resolvidos pelos seis paises do Conselho de Cooperação: Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Kuwait, Catar, Omã e Bahrein. Ainda faltam ser resolvidos, porém, aspectos políticos.
"A união monetária do GCC está caminhando como programado e a moeda única deve ser lançada em 2010. Já resolvemos todos os aspectos técnicos. Os detalhes políticos, como em qual país ficará a autoridade monetária do GCC, qual será o nome da moeda e qual será sua aparência ainda não foram resolvidos," explicou o presidente do Banco Central dos Emirados Árabes.
Falando em um encontro patrocinado pelo The Bank of New York e CFA Emirates, uma associação de profissionais da indústria de investimentos, analistas de investimento, gerentes de carteira, Suwaidi reiterou que os países do GCC são bons candidatos a uma moeda única pois têm itens de exportação comuns, entre eles petróleo e gás, e mercados de trabalho abertos.
"Mas temos um longo caminho por andar. Há diferenças em termos de regulamentação e políticas implementadas nos países, que são desafios para os países do GCC." Os membros do GCC já estão de acordo sobre assuntos técnicos como taxa de inflação para cada um dos países, juros em curto prazo, déficit governamental e dívida pública. Suwaidi sugeriu que a moeda única esteja ligada ao dólar.
*Tradução de Mark Ament

