São Paulo – Os bancos de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, lucraram entre 30% e 45% a mais no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é do presidente do banco Emirates NBD, Ahmad Humaid Al Tayer, e foi divulgada pelo site do jornal árabe Gulf News.
De acordo com Al Tayer, os bancos dos Emirados deverão apresentar um desempenho forte também na segunda metade do ano, porque o país tem uma economia forte e um bom ambiente de negócios. "O setor bancário dos Emirados lucrou mais no primeiro semestre sustentado pelo grande volume de gastos do governo e do setor privado", disse Al Tayer.
O Emirates NBD nasceu em outubro de 2007 da fusão do Emirates Bank International e o National Bank of Dubai, que eram respectivamente o segundo e o quarto maior banco, em volume de ativos, no emirado. Após a fusão, o NBD passou a ter a maior base de ativos da região do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) – 228 bilhões de dirhams (US$ 62 bilhões) em 30 de setembro de 2007.
No primeiro trimestre deste ano, o banco teve lucro líquido 37% superior ao registrado nos três primeiros meses de 2007. "Conseguimos mais de 50% de integração em oito meses e esperamos criar uma nova identidade e estratégia de marca em mais alguns meses", afirmou.
O Emirates NBD tem mais de 100 agências e 480 caixas eletrônicos nos Emirados Árabes Unidos. O grupo também é forte no setor de empréstimos corporativos, com uma fatia de quase um quinto do mercado do país árabe.
Em 2007, o NBD foi eleito Banco do Ano dos Emirados pela revista britânica The Banker e Melhor Financiador para Comércio pela revista Global Finance, dos Estados Unidos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

