Da redação*
São Paulo – O banco holandês ABN Amro informou ontem (09) que vai lançar um cartão de crédito nos Emirados Árabes Unidos tendo como público-alvo a comunidade indiana residente no país. Com 1,4 milhão de membros, trata-se da maior colônia de estrangeiros dos Emirados. As informações são do site do jornal árabe Gulf News.
Com a estratégia de inclusão dos indianos, o ABN Amro espera aumentar de forma significativa sua fatia do mercado de cartões de crédito no país, que atualmente é de 15%. Existem hoje 2,5 milhões de cartões de crédito nos Emirados e aproximadamente 1,7 milhão de usuários.
Embora o novo cartão esteja sendo anunciado à comunidade indiana, qualquer habitante dos Emirados pode se tornar cliente, disse Burhan Khan, diretor de serviços bancários ao consumidor do ABN Amro. Burchan disse também que o banco tem uma base local de 170 mil clientes.
O Emirates Bank, também dos Emirados, assinou um contrato com a Infospan Inc., companhia de tecnologia da Califórnia, para criar um serviço bancário e de remessa de dinheiro ao exterior de baixo custo. A intenção é fornecer serviços financeiros às milhares de pessoas de baixa renda, nos Emirados, que não dispõem de serviços bancários. O novo serviço vai permitir que empregadores paguem salários aos seus funcionários por meio de um sistema de cartão eletrônico de baixo custo.
"Criamos essa solução para atender às necessidades específicas de nossos clientes, que precisam de um método barato e conveniente para enviar o dinheiro para seus países de origem. Já fomos contatados por diversos empregadores, comerciantes e agências do governo interessadas no serviço", disse Jamal Bin Ghalaita, gerente-geral de serviços ao consumidor e gestão de recursos do Emirates Bank.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

