Isaura Daniel
São Paulo – As bandejas termoelétricas fabricadas pela Glasart, pequena empresa de São Paulo, vão começar a ser exportadas para os Emirados Árabes Unidos entre o final deste mês e o início de agosto. A indústria vai enviar cem unidades para um importador do país árabe, fornecedor de produtos para hotéis da região. De acordo com a sócia proprietária da Glasart, Vania Facchina, esse primeiro embarque servirá para que as bandejas comecem a ser divulgadas no mundo árabe.
A exportação é resultado da participação da Glasart na The Hotel Show, feira do setor de hotelaria que ocorreu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no começo de junho e da qual participaram oito empresas brasileiras. A bandeja que a Glasart vai exportar para os Emirados foi lançada no ano passado e mantém as refeições que são servidas nela aquecidas. Ligada na eletricidade, ela alcança uma temperatura de 90 graus. Essa será a primeira venda da empresa para o mundo árabe.
A Glasart já exporta, mas o mercado externo ainda representa pouco nos negócios da empresa. De acordo com Vania, a indústria começou a exportar há cerca de dois anos e tem atualmente, entre seus clientes no exterior, Portugal e Espanha. Os europeus, porém, compram da Glasart porta-retratos e espelhos. Além de bandejas, a empresa fabrica produtos para decoração e presentes como espelhos, quadros e molduras. No Brasil, o principal cliente da Glasart é a rede de lojas de móveis e decoração Tok & Stok.
A trading DWR também deve começar a vender em breve produtos brasileiros para hotéis dos Emirados. A companhia levou para a The Hotel Show produtos de decoração como vasos, cinzeiros e lustres em alumínio fabricados pela Marcelo Fernandes e o café produzido pela Cia Orgânica. A trading está negociando a venda e já enviou amostras de vasos coloridos para uma rede de varejo de jardinagem e decoração dos Emirados. A diretora executiva da DWR, Guadalupe Rengifo, acredita que as exportações começarão em breve. A Marcelo Fernandes exporta para a Alemanha há cerca de um ano.
Também o café da Cia Orgânica, que já é vendido para os Emirados, deve encontrar novos clientes no mundo árabe. Um distribuidor local do ramo ficou interessado no produto, segundo Guadalupe. A Cia Orgânica exporta seus produtos há quatro anos e está em mercados da Ásia e nos Estados Unidos. A diretora da DWR esteve na última semana na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, onde foi feita uma reunião de avaliação com as empresas nacionais que participaram da The Hotel Show.
A participação brasileira na feira de Dubai foi organizada pela Câmara Árabe em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

